Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/09/2019

Penápolis tem “perfil de acidentes” traçado pelo Infosiga

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Motocicletas, automóveis e ciclistas estão entre os veículos que mais se envolveram em acidentes neste ano

DA REPORTAGEM

Durante a Semana Nacional do Trânsito, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Infosiga, divulgou levantamento recente sobre os casos de mortes no trânsito e acidentes com vítimas. Em Penápolis, apesar de levantamentos anteriores mostrarem que a cidade teve um aumento no número de vítimas fatais por acidente de trânsito no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período de 2018, os números mais recentes destacam que não houve registro de fatalidades no trânsito na cidade entre os meses de julho e agosto. O número se torna anda mais positivo quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando três acidentes com vítimas fatais haviam sido registrados. 
Ainda sobre o primeiro semestre, o Infomapa mostrou que o número de acidentes registrados entre janeiro e junho de 2018 e 2019 ter sido o mesmo - total de quatro ocorrências, o primeiro semestre deste ano teve uma vítima fatal a mais, sendo cinco neste ano contra quatro em 2018.
O levantamento mostrou também que neste ano morreram mais jovens em Penápolis do que no ano passado. Nos seis primeiros meses, das cinco vítimas fatais, quatro tinham até 29 anos de idade. Três delas morreram por atropelamento.
No mês passado, a reportagem do DIÁRIO, através do mesmo levantamento, havia apurado que até maio, a cidade vinha com redução no número de mortes no trânsito com duas vítimas fatais. Entretanto, somente em junho, três mortes foram registradas, o que elevou os dados estatísticos e fez com que a cidade superasse o número obtido no primeiro semestre de 2018.

Acidentes com vítimas
O Infosiga divulgou ainda que em todo o ano de 2019, o mês de junho foi o que registrou número de acidentes com vítimas. No total foram 46 acidentes registrados. Já em julho, o número chegou a cair para 33 acidentes, mas subiu novamente em agosto, quando a cidade teve 40 acidentes com vítimas. No acumulado do ano, foram 301 acidentes.
Ainda de acordo com os dados estatísticos apontados, a maioria absoluta dos acidentes foram registrados com o envolvimento de motocicletas, num total de 199 motos. Além disso, 142 automóveis também estiveram envolvidos em acidentes entre janeiro e agosto deste ano. Também tiveram o envolvimento de 31 ciclistas, 11 pedestres, seis caminhões e dois ônibus.
Outro levantamento importante foi o de que a maioria dos acidentes registrados ocorreu numa tarde de terça-feira. Aliás o período da tarde foi o que teve o maior número de acidentes em todos os dias da semana, com 128 ocorridos entre 12h00 e 17h00, vindo na sequência o período da manhã como o segundo horário com maior número de acidentes com vítimas em Penápolis. Foram 79 registrados entre 06h00 e 11h00. O período da noite vem em terceiro lugar, com 78 acidentes registrados entre 18h00 e 23h00. 
Por fim, o Infosiga divulgou também que a colisão foi absoluta no tipo de acidente registrado em 2019. Foram 155 casos. Outros tipos de acidentes somaram-se 41 registros, enquanto que os choques foram 24 e os atropelamentos foram 16 casos em todo este ano. 

Insfosiga
Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)”, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo do Estado criou o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito de estado de São Paulo até 2020. 
O Movimento Paulista atua como agente articulador para ampliar o envolvimento de parceiros da sociedade civil e a integração de trabalhos de instituições e empresas privadas que compartilham responsabilidades relacionadas ao tema, como associações de fabricantes de veículos, gestores de rodovias, bancos e, seguradoras. 
O programa age por meio da produção de dados e informação de qualidade e da implementação de ações de intervenção direta no sistema viário paulista, além de ações de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. 
Para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, foi criada uma ferramenta inédita no país: o Infosiga SP, um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Atualizado mensalmente, o Infosiga SP fornece dados de faixa etária e gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. Com ele, é possível traçar um diagnóstico mais preciso das características dos acidentes e, assim, planejar e estabelecer políticas públicas mais eficazes de prevenção em benefício de toda a sociedade. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade