Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/07/2019

Penápolis: Semestre tem aumento de ocorrências de roubos e furtos

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Levantamento feito pela SSO apontou crescimento nas ocorrências de furto e roubo neste primeiro semestre em Penápolis

DA REPORTAGEM

O município de Penápolis registrou aumento nos casos de roubos e furtos ocorridos na cidade durante o primeiro semestre de 2019 em comparação ao primeiro semestre de 2018. Em outros casos como estupros e furtos de veículos, o número de registros foi menor do que no mesmo período do ano passado. A constatação foi possível diante dos dados estatísticos apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo nesta quinta-feira (25).
De acordo com o levantamento apresentado, entre janeiro e junho deste ano, Penápolis teve um total de 28 casos de roubos registrados. O número é bem maior do que o obtido em 2018, quando houveram nove casos de roubos no município. O mesmo ocorreu em relação aos casos de furtos em geral, nos seis primeiros meses de 2019 a cidade teve um total de 288 casos registrados. Já no mesmo período de 2018, as ocorrências desta natureza totalizaram 192 casos.
Apesar disso, a cidade de Penápolis manteve número estável em relação a outros crimes, em alguns deles, até mesmo com diminuição de ocorrências. Foi o que aconteceu em relação a estupro, já que a cidade teve um registro a menos neste ano em comparação ao ano passado, sendo 11 registros em 2019 contra 12 em 2018.
O mesmo ocorreu com os casos de furtos de veículos. De acordo com os dados apontados pela SSP, neste semestre de 2019 foram 10 casos de furtos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 12 registros. Sobre roubos de veículos, Penápolis teve apenas um caso registrado. Nos seis primeiros meses de 2018 nenhum crime deste tipo havia sido registrado na época. Outra diminuição considerável e registrada pelo levantamento da SSP foi sobre os casos de homicídios dolosos, quando há intenção. Entre janeiro e junho do ano passado, dois casos foram registrados em Penápolis. Nos seis primeiros meses deste ano nenhum caso de homicídio doloso havia sido registrado pela polícia. 

Junho
Ainda de acordo com o levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas desta vez no comparativo de junho em relação ao mês anterior, maio, Penápolis teve diminuição nos números de ocorrências registrados pelas polícias locais, referentes ao ano de 2019. A cidade não registrou nenhum caso deste tipo em junho, enquanto que em maio foram dois roubos, não houve nenhum no mês passado.
A diminuição também foi constatada pelo levantamento sobre os furtos em geral, sendo 38 registros em junho contra 42 em maio. Já os furtos de veículos se mantiveram iguais, com um caso registrado em cada um dos meses.
Da mesma forma a queda no registro de crimes também foi sentida nos casos de estupros. Segundo o levantamento, Penápolis teve quatro estupros ocorridos em maio. Já em junho nenhum registro de estupro foi feito pela polícia.
Penápolis teve ainda o registro de dois homicídios culposos por acidentes de trânsito no mês de junho deste ano, enquanto que no acumulado do semestre foram quatro casos.
As lesões corporais dolosas totalizaram 25 casos em junho deste ano e no acumulado do semestre foram 137 ocorrências. Já as lesões corporais por acidente de trânsito totalizaram 27 casos em junho, enquanto que 161 foram registradas desde o começo do ano em Penápolis.

Região
A região de Araçatuba registrou redução nos casos de vítimas de homicídio de latrocínio, estupros, roubos em geral e a banco e nos furtos de veículo no primeiro semestre deste ano.
Os homicídios caíram 10,3% nos seis meses deste ano. A quantidade de ocorrências passou de 29 para 26. É o menor número para o período da série histórica, iniciada em 2001.
Os roubos em geral tiveram queda de 10,3%, de janeiro a junho, passando de 445 para 399, ou seja, 46 a menos. É o menor número da série. A região de Araçatuba não contabilizou nenhuma ocorrência de roubo a banco no semestre, no ano passado, houve um caso. Houve seis roubos de carga nos primeiros seis meses deste ano. De janeiro a junho do ano passado, foram três casos.
Os roubos de veículos tiveram um aumento de 26 ocorrências no semestre, passou de 10 para 36.
Os furtos em geral caíram 7,8% no período, com 314 casos a menos. Passaram de 4.047 para 3.733 nos primeiros seis meses deste ano. É o menor número da série histórica.
Os furtos de veículo registraram redução de 27,4%. De janeiro a junho deste ano, houve 180 casos, contra 248 em igual período de 2018.  

(Rafael Machi – Com informações SSP/SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade