Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/05/2010

Penápolis sedia Oficina de capacitação para funcionários de museus

Detalhes Notícia

O município de Penápolis está sediando nessa semana a Oficina de Capacitação “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”, promovida pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus). A oficina começou na quarta-feira, 26 e termina hoje, 28, com duração de oito horas diárias. A iniciativa de sediar esse encontro partiu da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, onde está sendo realizada a oficina. O evento conta com a participação dos funcionários de museus de Penápolis e das demais cidades da região que compõe o Polo de Araçatuba, como Andradina, Luiziânia, Guararapes, entre outras. A oficina “Plano Museológico” é ministrada pelo museólogo Paulo José Nascimento Lima, contratado pelo Sisem, e que já desenvolveu o mesmo trabalho em outros Polos do estado, nas cidades de Barretos, Catanduva e Itapeva. Segundo explicou o palestrante Paulo Nascimento, a oficina é dividia em três módulos que vão abordar os seguintes aspectos: embasamento teórico, conhecimentos específicos e por fim, atividades práticas. “Diante tudo o que foi exposto nos dois primeiros dias de oficina, no último dia, os participantes vão discutir o conteúdo e em conjunto, vamos adaptar as propostas de acordo com a realidade de cada cidade”, comentou. Paulo Nascimento ainda destacou o interesse dos participantes penapolenses. “O Museu tem uma função social muito importante e todos os funcionários de Penápolis  já tem essa consciência”, afirmou. “Eles estão sempre buscando novos conhecimentos, participando de oficinas, encontros e demais atividades afins. Isso contribui para dar continuidade ao bom trabalho que já é feito no município. É muito gratificante quando ministramos uma oficina para um grupo de pessoas que se mostram interessadas”, elogiou.

Foto: A oficina contou com participantes de Penápolis e demais cidades da região que integram o Polo de Araçatuba

I Encontro Estadual de Museus do Folclore

A cidade de Penápolis também esteve representada no I Encontro Estadual de Museus de Folclore, realizado em São José dos Campos, nos dias 25 e 26 de maio, que contou também com a participação de representantes das cidades de Atibaia e Olímpia. O encontro teve a finalidade de discutir os problemas enfrentados por cada um dos museus e também a oportunidade de conhecer o movimento cultural desenvolvido na região de São José dos Campos. O secretário municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto Fernandes e os funcionários do Museu de Folclore de Penápolis participaram ativamente do evento, oportunidade que apresentaram as experiências locais. “Discutimos também a criação de uma Comissão Estadual de Museus de São Paulo, com o propósito de unificarmos o discurso quando da necessidade de buscarmos recursos para desenvolvermos nosso trabalho nas comunidades”, disse Beto. Os penapolenses conheceram ainda o espaço usado pelas “Figureiras de Taubaté”, que trabalham com uso de argila e barro, esculpindo obras que retratam o cotidiano da vida no interior, com tipos, costumes e temas. Ao conhecer a história, o secretário Beto Fernandes explicou que como a maioria dos artesãos produzia mais animais do que santos, passaram a ser chamados de figureiros. “Atualmente eles são representados não só por mulheres, como também por homens que exercem a função de esculpir. A Casa do Figureiro funciona como exposição e ponto de venda permanente, além de oferecer curso de figureiros para adultos e crianças no mês de agosto, nas comemorações do Dia do Folclore”, disse. Ainda na década de 60, as bancas de feira foram trocadas por ateliês das casas da rua de chão batido na Rua Imaculada, atualmente asfaltada devido ao intenso tráfego de clientes. A chuva de pássaros e o pavão (símbolo do artesanato paulista) são os trabalhos mais famosos dos figureiros, conhecidos em países do mundo inteiro. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade