Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/01/2018

Penápolis se mantém na prevenção da febre amarela

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Vacina contra febre amarela é aplicada normalmente, nas unidades de saúde, nas pessoas que estão com sua carteira desatualizada

DA REPORTAGEM

Apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que todo o Estado de São Paulo seja considerado como área de risco sobre a febre amarela, a população penapolense não tem motivos para preocupação. Foi o que informou a Vigilância Epidemiológica de Penápolis. A cidade não possui casos da doença, seja em macacos ou pessoas. Além disso, o trabalho de vacinação do público alvo continua sendo feito normalmente nas unidades de saúde da cidade. De acordo com o chefe interino da Vigilância, Ricardo Baroni, muito se deve ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor, desde 2015, sobre alertas e a prevenção contra o transmissor da doença na área urbana, o Aedes aegypti. “Este trabalho tem se estendido nos últimos anos. Não temos registros da doença na cidade, o que é um fator extremamente positivo, entretanto, tudo precisa ser feito com base na prevenção”, destacou. No caso das áreas rurais, a transmissão da doença é feita através do mosquito Haemagogus e Sabethes. Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Penápolis, Wilson Carlos Braz, apesar da cidade não ter o registro de casos da doença, o município tem adotado as orientações da Secretaria de Estado da Saúde. “Nós, da Saúde, estamos tomando todos os cuidados necessários de prevenção e de controle da doença. Sabemos que, apesar da tranquilidade da situação, não podemos cruzar os braços, por isso estamos mantendo normalmente todo nosso trabalho de vacinação nas unidades de saúde, atendendo as recomendações”, afirmou. O secretário explicou que a vacinação contra a febre amarela já é feita normalmente nas unidades de saúde. Ele ressaltou que as pessoas que já tomaram, alguma vez na vida, a vacina, não precisam se preocupar, já que sua eficácia é para toda a vida da pessoa. “Hoje temos um estoque bom para os trabalhos de vacinação rotineiros em nossa cidade. Ou seja, aquela criança, a partir dos nove meses que já tomaria normalmente a vacina, continuará recebendo normalmente sua dose, da mesma forma como sempre foi feito na cidade”, disse. Para ele, é justamente o trabalho de vacinação preventiva realizado na cidade é que tem contribuído para a ordem. “Toda criança tem que receber a vacina contra a febre amarela. A atualização da Carteira de Vacina, inclusive, é uma das exigências feitas para que a criança possa ser matriculada na escola municipal. Desta forma, não somente contra a febre amarela, mas a prevenção acontece também sobre outras doenças. Uma vez tomada à vacina contra a febre amarela, a imunização acontece para toda a vida”, destacou. Caso a pessoa tenha dúvidas se está com a carteira de vacinação em dia, basta procurar a Macro de Saúde correspondente ao seu bairro para a verificação.

Macacos
O encarregado do serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Franklin Cordeiro, lembrou que Penápolis não possui muitos espaço habitados por macacos. Mesmo assim, é necessário haver atenção por parte da Vigilância e respeito da população. “Isso porque, com a doença, o macaco tem sido visto como um perigo e têm sido até caçado por conta disso. Mas é justamente o contrário, o macaco também é vítima e é justamente ele que nos servirá de ‘alerta’ para a doença. É importante ressaltar que até o momento não tivemos registro da doença nestes animais”, afirmou. De acordo com ele, mesmo assim é importante que as pessoas que moram próximo de matas habitadas por macacos terem atenção. “Caso encontrem algum macaco morto, que acione a Vigilância Epidemiológica. Nós, com materiais próprios para isso, faremos o recolhimento do animal e a análise, através de veterinários capacitados, se existe ou não a doença”, lembrou. 

Infecção e prevenção
A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após se  desenvolver na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade