Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/02/2013

Penápolis registra seis casos confirmados de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, divulgou ontem, 18, que Penápolis possui seis casos confirmados de dengue em 2013. Desde o início do ano foram notificados 22 casos suspeitos, sendo positivados seis deles. Dos seis casos confirmados, dois são casos importados, ou seja, quando a pessoa não reside no município.
A maioria das pessoas infectados com o vírus da dengue é adulta, com exceção de um adolescente de 16 anos. Os quatro casos positivos autóctones (de pessoas que residem no município), são moradores do Centro (3) e da Vila São Joaquim (1).
Já os dois casos importados são de pessoas que residem nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e vieram a passeio a Penápolis, já infectadas pelo vírus, quando passaram a apresentar os sintomas em nosso município.

Exame
A Secretaria de Saúde orienta as pessoas que apresentarem febre alta, seguida de mais dois sintomas da dengue, como dor de cabeça, dor e vermelhidão no corpo, coceira, vômito e diarreia, que procure uma unidade de saúde até o terceiro dia, para fazer o exame específico de dengue, chamado de RT-PCR. Esse exame, além de confirmar ou não a doença, também faz o isolamento viral, detectando o tipo de vírus que infectou a pessoa.
Segundo explicou a encarregada do serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, ao apresentar os sintomas da doença, muitas pessoas procuram um laboratório particular para fazer o hemograma. “Mas o hemograma só auxilia no diagnóstico, fornecendo o número de plaquetas e leucócitos. O correto é fazer o exame específico de dengue (RT-PCR) até o terceiro dia de sintomas, que ainda fornece o tipo de vírus atuante”, orientou.
Lucimari Oliveira esclarece que dos seis casos confirmados de dengue, não foi possível detectar o vírus, porque as pessoas não fizeram o exame específico de dengue ou procuraram atendimento médico com mais de três dias de sintomas. “Isso acaba prejudicando o serviço de identificação do vírus que está circulando na cidade e região e o tratamento dos pacientes”, disse.
Vale destacar que vírus da dengue tipo 4 foi identificado circulando na região de São José do Rio Preto, inclusive esse município já registrou óbito pela doença neste ano.

Epidemia
Apesar de Penápolis apresentar um número considerado baixo de casos positivos de dengue, comparado ao mesmo período dos anos anteriores, o Secretaria de Saúde alerta sobre uma possível epidemia da doença. 
“Mesmo com poucos casos confirmados até o momento, vale lembrar que o período crítico de contaminação é de fevereiro a março, ainda mais com esse clima de muito calor e pancadas de chuvas. Além disso, o índice de infestação do mosquito no município está muito alto. Todos esses fatores contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, informou Lucimari.
Sendo assim, a Vigilância Epidemiológica orienta a população que não deixe água parada, limpe seus quintais e eliminem os criadouros do mosquito da dengue, para que Penápolis não tenha uma nova epidemia da doença. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade