Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/05/2015

Penápolis registra casos de meningite viral

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, alerta para o aumento no número de casos de meningite viral. Desde o início deste ano, 11 casos de meningite foram registrados, sendo 1 caso no mês de janeiro e 10 casos nos últimos 30 dias. De acordo com critérios epidemiológicos, esses números podem ser classificados como um surto de meningite viral, o que reforça na comunidade a necessidade de adotar hábitos que ajudam a evitar a contaminação pelo vírus.
De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Saúde, Samir Subhi Salous, dos 11 casos, 10 possuem idade entre 2 anos a 11 anos de idade. “Estes casos foram e estão sendo acompanhados e tratados pelas equipes médicas dos hospitais do município, além das unidades de saúde, Pronto Socorro e Serviço de Vigilância Epidemiológica”, explica.
“Até o momento estes casos foram diagnosticados como meningite viral que tende a ter uma evolução benigna (cura) na maioria dos casos e é menos grave do que a meningite bacteriana”, destaca o médico. A meningite viral é uma infecção causada por vírus que atinge a membrana que envolve a medula espinhal e o cérebro.

Transmissão
A meningite viral é causada pelo enterovírus que se encontram na garganta e fezes das pessoas infectadas. A transmissão pode ser via fecal-oral oral-oral e respiratória. O período decorrido entre a exposição ao enterovírus e o aparecimento dos sintomas é de 7 a 14 dias em média.

Sintomas
A meningite tem como sintomas: febre de início repentino, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca ou dor no pescoço, sonolência importante e ou irritação, confusão. Em recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite. 
“Sempre que alguém apresentar ou observar esses sintomas deve procurar assistência médica, para assegurar-se do diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precocemente possível. De modo geral, ocorrem mais casos no fim do verão e início do outono, ou seja, nesta época do ano, por isso é preciso atenção especial aos sintomas”, alerta Dr. Samir.


Conheça as principais medidas de prevenção da meningite: 

- Limpeza e higiene são os fatores principais para a prevenção da doença;
- Lavar as mãos com água e sabão. Para uso coletivo o sabão deve ser preferencialmente líquido. Ao secar as mãos, prefira toalhas descartáveis a toalhas de tecido;
- Manter os ambientes sempre limpos e arejados e evitar o uso de ar condicionado;
- Lavar os banheiros no mínimo 2x por dia, com solução clorada;
- Lavar e desinfetar os alimentos, como frutas e verduras, com solução clorada;
- Evitar o uso de bebedouros coletivos à pressão.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade