Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/07/2010

Penápolis reduz números de casos notificados e positivos de dengue

Detalhes Notícia

O município de Penápolis apresentou redução nos números de casos notificados e positivos de dengue nos últimos meses. Segundo o Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, em junho foram 24 casos notificados e positivos; já em julho (até o dia 19), o número caiu para 07 casos notificados e 01 positivo. “Entretanto, é fundamental que a população continue mobilizada, executando as ações de verificação e eliminação de possíveis criadouros, que por ventura encontrem em suas residências”, alertou o veterinário. Os trabalhos realizados conjuntamente entre o Município e o Estado continuam sendo desenvolvidos normalmente, mesmo com a redução dos casos, oportunidade em que o Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) pedem a colaboração dos munícipes quanto a nebulização em setores da cidade. “O planejamento das ações de controle da dengue é feito por áreas e setores do município ou por bloqueios de casos suspeitos e positivos, podendo existir contratempos de horários em algumas residências”, disse. Na avaliação da Vigilância é inviável, do ponto de vista epidemiológico, planejar ações individualizadas para uma ou outra residência. “Pensamos sempre de forma coletiva e isto pode causar transtornos isolados. A colaboração de toda sociedade penapolense é fundamental para o controle da dengue no município”, finalizou Marangoni.

Controle
A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária realiza a Avaliação de Densidade Larvária, que indica os níveis de infestação do vetor transmissor , o Aedes Aegypti. Essa atividade teve início dia 05 de julho e termina na sexta-feira, dia 23 de julho. Os dados levantados pela Avaliação de Densidade Larvária orientam o planejamento das ações de controle da dengue e permitem uma análise da situação por área e setor do município, direcionando as atividades de prevenção e controle da dengue, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Apesar de todo esse trabalho, as outras atividades de rotina da Vigilância Epidemiológica continuam, como controle vetorial com visitas casa a casa pelos agentes em imóveis especiais e pesquisa/tratamento químico em pontos estratégicos para controle e bloqueio mecânico e químico de criadouros.

Inverno atípico
O Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município informa que, historicamente, os níveis de infestação do mosquito da dengue tem registrado valores altos no verão e reduzidos a níveis próximos de zero, no inverno. Porém, essa tendência tem se modificado nos últimos levantamentos, em consequências de invernos atípicos, com temperaturas mais elevadas e índices pluviométricos acima da média. “O risco de ocorrer transmissão importante nos próximos meses é alto em razão de um período mais propício ao desenvolvimento do vetor com níveis de infestação acima do esperado”, alertou Marangoni. Ao retratar que a Dengue é um problema vivido por todos, a Vigilância entende que é fundamental o envolvimento de todos os segmentos da sociedade na busca de melhores perspectivas. Secom – PMP

Foto: A Vigilância e Sucen pedem a colaboração dos munícipes para que seja feita a nebulização em alguns setores da cidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade