Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2017

Penápolis receberá unidade móvel para prevenção do câncer de boca

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Unidade móvel de prevenção ao câncer de boca estará em Penápolis nos dias 19 e 20 de setembro a pedido presidente da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini

A cidade de Penápolis terá no dias 19 e 20 de setembro campanha de prevenção ao câncer de boca através de unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos. O trabalho atende pedido do presidente da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini (SD). A realização da campanha foi acertada com o responsável  pela unidade móvel do setor, cirurgião dentista Carlos Deyver de Souza Queiroz. “Agradecemos ao Hospital de Câncer de Barretos, em especial ao Dr. Carlos pela atenção à população”, diz Rubinho Bertolini, que anunciou segunda-feira na sessão da Câmara Municipal, a unidade móvel de prevenção ao câncer bucal no município. O horário de atendimento será das 8h às 15h em locais a serem definidos. O público alvo são  homens e mulheres acima de 40 anos, alcoólatras ou tabagistas, ou que tenham abandonado o vício em 10 anos.
Apesar de ser pouco divulgado, o câncer bucal é um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo. Somente no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) feitas em 2012, o câncer de boca é a quinta doença com maior incidência entre os homens e pode chegar até mais de 14 mil novos casos entre homens e mulheres.
Preocupado com as estatísticas e pensando na prevenção, o Hospital de Câncer de Barretos desenvolveu uma unidade móvel para o diagnóstico do câncer bucal e para realizar exames preventivos. 
Com capacidade para fazer 40 atendimentos todos os dias, o veículo está equipado com uma cadeira e aparelhos odontológicos. O projeto também capacita enfermeiros e agentes comunitários em parceria com o Núcleo de Educação em Câncer. De acordo com  Carlos Deyver de Souza Queiroz, uma das principais dificuldades é a de adesão das pessoas que correm risco de ter a doença. No entanto, ainda segundo ele, o projeto vai diminuir esse problema. “Mais de 50% dos pacientes com câncer bucal ingerem muito álcool e fumam bastante. Como se trata de um hábito , a pessoa não quer aderir ao tratamento. Com a van, vamos conseguir abranger um público maior e fazer o diagnóstico precoce.”

Cidadã
A Câmara Municipal realiza solenidade  às 20h nessa  sexta-feira, dia 25, para a entrega do título de Cidadã Penapolense à policial militar Ana Cláudia Pereira Domingos. A honraria foi proposta através de projeto da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD). Ana Cláudia possui destacada atuação na aplicação do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), na cidade. Em quase duas décadas, já ministrou aulas no setor para aproximadamente 18 mil alunos.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade