Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/04/2017

Penápolis receberá performance “Parangolé Graffitti” na sexta-feira

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
A performance propõe uma interação entre artes plásticas, arte de rua, performance e figurinos teatrais

Em mais um parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, Penápolis receberá na próxima sexta-feira, 07, a performance teatral “Parangolé Graffitti”, que será apresentada a partir das 20h, na Praça 9 de Julho, aberta a participação do público de todas as idades. A atração é realizada pelo Circuito Cultural Paulista com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 
“Parangolé Graffitti” é uma intervenção poética no espaço cotidiano. O trabalho visa intervir na rotina das pessoas transformando alguns minutos de um dia comum em uma experiência artística através do Parangolé e do Graffiti. Dessa forma, a atividade torna-se uma performance partilhada, em que o público constrói juntamente com os artistas um figurino-cenário. 
A performance é uma intervenção urbana realizada desde 2011 por Sandra Pestana em parceria com outros artistas, especialmente o grafiteiro Luis Birigui, da CausaEfeito Spray Art. 
A intervenção propõe um encontro entre as obras do artista plástico Hélio Oiticica denominada Parangolés, com a arte de rua, mais precisamente o graffiti e figurinos teatrais. Parangolé são capas, estandartes, bandeiras para serem vestidas ou carregadas pelo participante. Essas capas são feitas com panos coloridos, revelados apenas quando a pessoa se movimenta. 
Dessa forma, a performance “Parangolé Graffiti” intervém no espaço não somente através do graffiti que é deixado no muro, mas também por meio do descolamento das partes dessa pintura que são vestidas pelos participantes. Ou seja, a performance conta com total participação do público. 
O secretário de Cultura, Lucas Casella, convida toda comunidade para prestigiar e participar dessa intervenção artística. “Essa é uma proposta bastante inusitada, pois o público não é apenas observador da ação, ele participa ativamente do processo de criação, seja vestindo os parangolés ou grafitando. Com isso, tanto os artistas quanto o público têm a oportunidade de modificar o espaço urbano e transformar a Praça 9 de Julho em espaço cênico”, comentou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade