
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
09/07/2016
Penápolis recebe Selo Amigo do Idoso

Por ARCI L. ALMEIDA
Em cerimônia realizada, dia 1º de julho, na Diretoria Regional de Assistência Social de Araçatuba (Drads), aconteceu a entrega do “Selo Amigo do Idoso”. O encontro reuniu alguns prefeitos e gestores da Assistência Social de 36 municípios da região que foram recebidos pela Secretária Executiva do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Marly Cortez e por Martha Pimenta, Diretora da Drads. Devido a compromisso previamente agendado para a mesma data, o prefeito Célio de Oliveira não pode participar sendo representado pela secretária municipal de Assistência Social, Tania Pinheiro.
Penápolis e os demais municípios foram contemplados com o Selo Inicial por cumprirem ações obrigatórias de acordo com as diretrizes do Programa, a saber:
1 – IDEA Gestor e IDEA Idoso – Instrumento de Desenvolvimento do Envelhecimento Ativo, que consiste no preenchimento de réguas (perguntas), vinculados a quatro pilares do programa. Para preenchimento da régua IDEA Gestor foi realizada reunião com representantes das Políticas setoriais: Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Social e representantes de Instituições que atendem os idosos.
As questões foram relacionadas a quatro pilares: Saúde, Participação, Proteção e Educação, Daep e Emurpe. O grupo discutiu amplamente as questões até chegar a um consenso. Em seguida foram destacados alguns aspectos que precisam ser melhorados no município, principalmente na articulação e integração das ações das políticas distintas.
2- As réguas do IDEA Idoso foram preenchidas na Associação Renascer da Terceira Idade, no Lar Vicentino e Cras (Centro de Referência da Assistência Social) com a participação dos idosos atendidos nestes equipamentos sociais. As questões foram relacionadas às seguintes áreas: espaços urbanos e serviços públicos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde.
Na oficina da Associação Renascer da Terceira Idade foram destacadas melhorias referentes aos sinais de trânsito, moradia, e principalmente em ações que envolvem a participação dos idosos em atividades culturais, comunitárias e de lazer, além de intervenções da área da saúde.
No Lar Vicentino, participaram da oficina alguns idosos residentes na Instituição e outros que moram no bairro próximo ao Lar, os quais destacaram melhorias nas ações referentes a empregos e naquelas que contam com a participação dos idosos em atividades culturais, comunitárias e de lazer. O grupo que participou no Cras, mencionou as mesmas melhorias relacionadas às atividades comunitárias, de lazer e saúde.
É bom lembrar que em alguns bairros da cidade os idosos contam com academias ao livre, bibliotecas, postos de saúde, e oficinas de cursos manuais e atividades comunitárias. No município também o Conselho Municipal do Idoso que é um órgão de controle social, atua em beneficio ao idoso.
O Selo Amigo do Idoso concedido inicialmente pelo programa do Governo Estadual credencia o município a integrar-se às outras etapas que serão realizadas posteriormente.
CIDADE E REGIÃO
Estrada: mãe caminhoneira conta desafios e alegrias da profissão
CIDADE E REGIÃO
Câmara Municipal votará 4 projetos nesta segunda-feira
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.