Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/07/2016

Penápolis recebe Selo Amigo do Idoso

Imagem/Arci L. de Almeida
Detalhes Notícia
Tania Pinheiro, Marly Cortez, Martha Pimenta, entre as assistentes sociais penapolenses Maria José Almeida (esq.), diretora do Núcleo de Convênios e Adriana Azevedo (dir.) agente de Desenvolvimento Social, da Drads-Araçatuba

Por ARCI L. ALMEIDA

Em cerimônia realizada, dia 1º de julho, na Diretoria Regional de Assistência Social de Araçatuba (Drads), aconteceu a entrega do “Selo Amigo do Idoso”. O encontro reuniu alguns prefeitos e gestores da Assistência Social de 36 municípios da região que foram recebidos pela Secretária Executiva do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Marly Cortez e por Martha Pimenta, Diretora da Drads. Devido a compromisso previamente agendado para a mesma data, o prefeito Célio de Oliveira não pode participar sendo representado pela secretária municipal de Assistência Social, Tania Pinheiro.
Penápolis e os demais municípios foram contemplados com o Selo Inicial por cumprirem ações obrigatórias de acordo com as diretrizes do Programa, a saber:
1 – IDEA Gestor e IDEA Idoso – Instrumento de Desenvolvimento do Envelhecimento Ativo, que consiste no preenchimento de réguas (perguntas), vinculados a quatro pilares do programa. Para preenchimento da régua IDEA Gestor foi realizada reunião com representantes das Políticas setoriais: Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Social e representantes de Instituições que atendem os idosos.
As questões foram relacionadas a quatro pilares: Saúde, Participação, Proteção e Educação, Daep e Emurpe. O grupo discutiu amplamente as questões até chegar a um consenso. Em seguida foram destacados alguns aspectos que precisam ser melhorados no município, principalmente na articulação e integração das ações das políticas distintas.
2- As réguas do IDEA Idoso foram preenchidas na Associação Renascer da Terceira Idade, no Lar Vicentino e Cras (Centro de Referência da Assistência Social) com a participação dos idosos atendidos nestes equipamentos sociais. As questões foram relacionadas às seguintes áreas: espaços urbanos e serviços públicos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde.
Na oficina da Associação Renascer da Terceira Idade foram destacadas melhorias referentes aos sinais de trânsito, moradia, e principalmente em ações que envolvem a participação dos idosos em atividades culturais, comunitárias e de lazer, além de intervenções da área da saúde.
No Lar Vicentino, participaram da oficina alguns idosos residentes na Instituição e outros que moram no bairro próximo ao Lar, os quais destacaram melhorias nas ações referentes a empregos e naquelas que contam com a participação dos idosos em atividades culturais, comunitárias e de lazer. O grupo que participou no Cras, mencionou as mesmas melhorias relacionadas às atividades comunitárias, de lazer e saúde.
É bom lembrar que em alguns bairros da cidade os idosos contam com academias ao livre, bibliotecas, postos de saúde, e oficinas de cursos manuais e atividades comunitárias. No município também o Conselho Municipal do Idoso que é um órgão de controle social, atua em beneficio ao idoso.
O Selo Amigo do Idoso concedido inicialmente pelo programa do Governo Estadual credencia o município a integrar-se às outras etapas  que serão realizadas posteriormente.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade