Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2008

Penápolis recebe hoje o "Circuito Sesc de Artes"

Detalhes Notícia

A Praça Nove de Julho será hoje, 29, palco para uma ampla programação de diversas manifestações artísticas que acontecerão a partir das 16h, com entrada franca para a população. Haverá oficinas de artes visuais, exposições de trabalhos, apresentação de curtas-metragens (cinema), teatro, dança, literatura e o encerramento com o show do músico e compositor Tom Zé, que está previsto para iniciar às 20h40. As atividades fazem parte do "Circuito Sesc de Artes", evento itinerante que chega a Penápolis através de parceria entre o Sesc (Serviço Social do Comércio) e a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Penápolis.
O "Circuito Sesc de Artes" irá percorrer 82 cidades do interior paulista. Na região, a mostra começa em Lins (28/10), segue para Penápolis (29/10), passa por Araçatuba (30/10) e Andradina (31/10) e termina em Birigüi (01/11). O evento gratuito ocupará o cenário urbano do interior, utilizando praças e locais públicos, com o objetivo de quebrar a rotina por meio de todas as manifestações artísticas, para todas as pessoas. Caso o tempo esteja chuvoso, o local do evento será transferido para o Cine Teatro Lúmine, permanecendo a programação e os horários.

PROGRAMAÇÃO

16h00 - Artes Visuais - "RISCO"
Publicação cujo formato resgata a idéia de "galeria de arte volante". Suas páginas trazem imagens de trabalhos de dez artistas, sem intervenção ou mediação da palavra. Reinventando os conceitos de revista e de galeria, "Risco" propõe a imagem pela imagem, o traço pelo traço, o risco pelo risco. Artistas: Alex Hornest, Lolo (Argentina), Apo Fousek, Antonio Bokel, Sesper, Rita Wainer, Wagner Pinto, Visca, Mulheres Barbabas e Sosaku (Japão). Curadoria: José Aluízio Guimarães.
Oficina: atividade que acontecerá durante a distribuição da revista, na qual os interessados terão a oportunidade de inserir o próprio trabalho nas páginas em branco da publicação. Local: Sala Cora Coralina. Participação livre.

17h00 - Literatura - "NA TÁBUA"
Exposição de dez tábuas que aliam literatura e ilustrações. Criada pelo escritor Paulo Scott e pelo ilustrador Fábio Zimbrez, a exposição itinerante ocupa o espaço público para divulgar a prosa e a poesia num diálogo com a imagem. Textos de Scott inspirados nas ilustrações dos artistas convidados (Allan Sieber, Caco Galhardo, Daniel Bueno, Jaca e Laerte) e desenhos de Zimbres ilustram textos de Antonio Cicero, joão Anzenello Carrascoza, João Paulo Cuenca, Joca Reiners Terron e Marçal Aquino. Classificação: livre.

18h00 - Teatro Infantil - "TAMPINHA TIRA OS ÓCULOS"
Os palhaços Chicabom e Tangerina contam a história de Tampinha, uma menina que usa óculos, mas que a pedido de sua amiga Maricota resolve tirá-los, convencida de que ficará mais bonita. E é assim, com esse novo "visual", que ela aparece na festa de aniversário de uma de suas amigas, o que acaba lhe gerando uma grande confusão. O espetáculo faz parte do repertório da companhia Bangues e Pingue-Pongues (SP), que surgiu em 2007, por iniciativa dos atores Camilo Brunelli, Carlos Baldim e César Figueiredo, contemplando o binômio arte e educação. Com espetáculos infantis voltados para um público de até 12 anos, as linguagens circense e de teatro de rua adotadas pela companhia privilegiam o lúdico e a diversão associados ao processo educativo dos textos escolhidos. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

19h00 - Dança - "TUDO QUE SE ESPERA"
Inspirado no romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a coreografia de Clébio Oliveira transmite a realidade nordestina por meio da dança. A coreografia apresenta estrutura fragmentada e interdependente, possibilitando o diálogo com a forma episódica do romance, e tem como base as características psicológicas de cada personagem. A partir da disseminação dos traços marcantes dos personagens, os sentimentos se pluralizam, paradoxalmente, em esperança e desilusão, amor e solidão, violência e ternura, construindo uma polifonia narrativa que traz à tona todas as vozes do sertão. O trabalho tenta captar aquilo que as palavras têm guardado em si e busca nas entrelinhas os gestos, as atitudes, a dificuldade de comunicação, a falta de verbalização que leva os isolamento e, conseqüentemente, à solidão. A peça é interpretada por quatro bailarinas e conta com a presença de um acordenista. Duração: 45 minutos. Classificação: livre.

19h40 - Literatura - "LITERATURA E RUÍDO"
Combinando a palavra escrita com outros meios, quatro escritores participam de intervenções literárias executadas de improviso, mas que colocam em sintonia o texto lido ou declamado com bases sonoras. "Literatura e Ruído" foi idealizado pelo escritor Paulo Scott. Participam o escritor, músico e jornalista Cadão Volpato, autor do livro "Questionário"; o poeta e produtor cultural Chacal, autor de "Muito Prazer, Ricardo"; o escritor, letrista e compositor Fausto Fawcett, autor de sucessos como "Kátia Flávia" e "Rio 40 Graus" e Flu (Flávio Santos), músico, ex-integrante da banda Defalla, produtor de trilhas sonoras para filmes e de fusões de música eletrônica, bossa nova, psicodelismo e rock'n'roll. Duração: 40 minutos. Classificação: livre.

20h20 - Cinema - "CURTA NA PRAÇA"
A sessão exibe curtas-metragens escolhidos pela audiência, por meio de votação realizada nas sessões do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (2008). São ficções, animações e documentários que representam cinco estados do Brasil e trazem uma grande diversidade de temáticas, formatos e gêneros. Classificação: livre.

20h40 - Música - "TOM ZÉ"
O baiano Tom Zé é um dos maiores expoentes da música brasileira. Compositor, arranjador, cantor e instrumentista, tem seu trabalho reconhecido internacionalmente. Seu disco mais famoso, "Estudando o Samba" (1976), foi descoberto pelo cantor e compositor escocês David Byrne no final dos anos 80 e acabou virando febre em todo o mundo. Tom Zé flertou com a Bossa Nova e a Tropicália e hoje é considerado um dos artistas mais criativos do Brasil. Seu disco mais recente é "Danç-Êh-Sá - Dança dos Herdeiros do Sacrifício" (2006). Neste show, ele fará um apanhado dos grandes sucessos de sua carreira.
Duração: 90 minutos. Classificação: Livre. Secom - PMP

Foto: O cantor e compositor Tom Zé vai fazer o show de encerramento do evento

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade