Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2016

Penápolis recebe fórum “Do Campo ao Consumidor”

Imagens/Divulgação
Detalhes Notícia
O presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Castilho, destacou a importância do fórum realizado em Penápolis e da atuação de Fábio Meirelles

DA REDAÇÃO

Realizado em parceria entre o SIRP (Sindicato Rural de Penápolis) e FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), a produção da cana de açúcar e o cenário nacional do setor sucroalcooleiro foram temas do fórum do programa “Do Campo ao Consumidor”, realizado no último dia 15 de abril, em Penápolis. O evento reuniu cerca de 160 produtores rurais ligados ao setor sucroalcooleiro.
O objetivo do evento foi orientar os produtores de cana de açúcar sobre as variedades existentes e a influência na qualidade dos produtos. A região registrou um aumento do número de usinas de cana de açúcar e muitos produtores estão deixando de produzir uma determinada atividade para investir na cana.
De acordo com o presidente do SIRP, João Antonio Castilho, a união do pequeno, médio e grande produtor rural faz com que a economia, não só do estado, mas do Brasil cresça. “O Brasil depende da zona rural para desenvolver, o governo precisa olhar para nós como peças chaves de crescimento e desenvolvimento, não só econômico, mas social também”, afirmou.
A abertura do fórum foi feita pelo presidente da Faesp-Senar, Dr. Fabio de Salles Meirelles. “A participação dos produtores é fundamental para eles entenderem a necessidade do mercado atual, o que o cliente espera desse produto.” disse Dr. Fábio.
É importante compreender como o setor está buscando capacitações para aprender sobre as novas variedades disponíveis no mercado e entender como elas impactam na produtividade e na lucratividade.
Um dos sistemas de pagamento da cana de açúcar é baseado em ATR (Açúcar Total Recuperável), que pode influenciar no preço pago ao produtor rural. Dependendo da variedade da cana, o produtor pode conseguir uma melhor remuneração. Por isso, é importante se informar sobre as exigências do mercado.
Após a abertura do fórum, os produtores participaram de uma palestra que teve como tema o Planejamento da Produção de Cana de Açúcar, ministrada pela engenheira agrônoma Juliana Medeiros Castro. O Cenário Nacional do Setor Sucroalcooleiro também foi abordado em palestra ministrada por Edison Ustulin. Ao final da palestra um jantar foi dedicado a todos os presentes.

Homenagens
Ainda durante sua visita na região, Fábio de Salles Meireles foi homenageado com honrarias em cidades da região. Logo pela manhã, na cidade de Barbosa, foi realizada em sessão extraordinária a entrega de Título de Cidadão Barbosense pela importante liderança exercida pelos direitos rurais do Brasil, através da presidência do sistema FAESP e SENAR. Logo após a homenagem foi servido almoço para todos os convidados. O título de Cidadão Barbosense foi proposto pelo vereador Fabio Robrigo de Gouvea (DEM).
À noite, a homenagem foi na Câmara de Vereadores de Bilac, que também concedeu, em sessão solene, o título de Cidadão Bilaquense ao Dr. Fabio de Salles Meirelles. A homenagem foi acompanhada por familiares, colegas de trabalho e alguns munícipes, tendo sido proposta pelo vereador Carlos Alberto Barducci, o Carlito (PTB) e aprovado por unanimidade dos vereadores.
Meirelles esteve acompanhado, em todos os eventos, pelo filho Tirso de Salles Meirelles, presidente do CNPC; e do amigo e braço direito, João Castilho, presidente do Sindicato Rural de Penápolis. “Como presidente do SIRP é uma honra estar participando dessas homenagens. Mostrar à população e aos produtores rurais a grandeza desse homem”, disse emocionado João Castilho.

Fábio Meirelles
Filho de Severino Tostes Meirelles e da professora Georgina Salles Meirelles, Fábio Meirelles soma mais de 60 anos de engajamento nas causas ligadas à agricultura. Advogado e ex-deputado federal, o paulista de Cajuru preserva a tradição de cuidar da terra e se dedicar à família, formada pela esposa professora Ivelle Lacerda Meirelles e sete filhos, treze netos e dois bisnetos.
À frente da FAESP desde 1975, impulsionou os Agronegócios e a Pecuária, trazendo investimentos e desenvolvendo a cadeia produtiva do Agronegócio.
Foi o 1º vice-presidente e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), entre outras instituições.

(A/I - SIRP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade