Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2009

Penápolis realiza Semana Municipal de Combate à Dengue

A Prefeitura de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica realiza de 13 a 17 de abril, a Semana Municipal de Combate à Dengue. Durante essa semana, várias ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de coibir a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessa doença. De acordo com a encarregada do serviço, Lucimari Domingues Oliveira, já estão programadas diversas atividades com as escolas municipais e estaduais. “Todas as escolas se comprometeram a fazer trabalhos de conscientização de combate à dengue com seus alunos e com a comunidade”, contou. Ela ainda informa que o serviço disponibiliza material educativo gratuitamente para as escolas, além de ministrar diversas palestras educativas em escolas e outras instituições da cidade interessadas em colaborar com a Semana de Combate a Dengue. “A dengue se combate todo o dia. Cada um precisa fazer a sua parte”, ressaltou Lucimari Oliveira.

Cuidados
A encarregada do serviço orienta às pessoas que eliminem os criadouros do mosquito da dengue, não deixando acumular água parada em recipientes dentro e fora de casa. “Muita gente ainda não sabe que o mosquito pode se reproduzir dentro de casa: em vasos com água parada, ralo de banheiro em desuso e até mesmo em nos recipientes atrás das geladeiras que possuem degelo automático”, comentou. Nesses dois últimos casos, recomenda-se jogar uma colher de detergente, por ser barato e eficaz por 15 dias. Lucimari ainda lembra que passando por um período de chuvas, os cuidados devem ser redobrados; para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Caso importado
De acordo com dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, de janeiro a abril, Penápolis registrou um único caso positivo de dengue. Dos outros 45 casos suspeitos, todos foram negativados. O resultado positivo trata-se de um caso importado, onde a pessoa contraiu a doença em São José do Rio Preto, cidade onde reside e trabalha, mas apresentou os sintomas e procurou cuidados médicos em Penápolis, quando visitava a família. “Como providência, o serviço realizou um bloqueio num raio de 200 metros onde foi encontrado o primeiro caso, com orientação, eliminação de criadouros e busca de sintomáticos, além da nebulização (aplicação de inseticida) utilizado como último recurso”, explicou Lucimari Domingues. A encarregada do serviço orienta que apesar do município de Penápolis não possuir dados alarmantes em relação à doença, os cuidados devem continuar, pois os municípios vizinhos, como Barbosa, Buritama, Birigui, Araçatuba e outras cidades da região como São José do Rio Preto já possuem muitos casos positivos de dengue e é constante o fluxo de penapolenses que diariamente viajam a trabalho ou estudo para essas cidades. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade