Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/11/2012

Penápolis realiza duas semanas de combate à dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis informa que a cidade vai participar de duas semanas de atividades de combate à dengue com o objetivo de conscientizar a população. Nesta semana, de 19 a 23 de novembro acontece a Semana Nacional de Combate à Dengue e na próxima semana, de 26 a 30 de novembro, será a Semana Municipal de Mobilização Social e Combate à Dengue.
De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, durante essa semana, quando é comemorada a Semana Nacional de Combate à Dengue, os trabalhos serão concentrados na visita casa a casa com orientações à população sobre ações preventivas e sintomas da doença.
Paralelo a esse trabalho, continua o bota-fora na região da Macro I (Jardim Eldorado) e os materiais serão coletados até o final do mês. Na segunda-feira, dia 19, começou também a divulgação do bota-fora na área da UBS Tropical, cuja coleta vai iniciar dia 03 de dezembro.

Plano de Intensificação
Durante a Semana Municipal de Combate à Dengue, que acontecerá de 26 a 30 de novembro, será desenvolvido o Plano de Intensificação, com as seguintes atividades: palestras em escolas e empresas, passeatas, pedágios, exposição, orientações, panfletagem, apresentação de vídeos, teatro, confecção de cartazes e distribuição de mudas de crotalária, que são plantas que atraem a libélula, predadora do Aedes aegypti. Essa atividade será realizada em parceria com o CEA (Centro de Educação Ambiental) que irá produzir as mudas de crotalária; depois os agentes da Vigilância e da Avape vão fazer a distribuição nas Unidades Básicas de Saúde.
Para a realização do Plano de Intensificação, foram envolvidas as seguintes instituições: escolas municipais, estaduais e particulares, Programa Escola da Família, CEA, Comitê Municipal de Combate à Dengue, Avape, UBSs, empresas, Serviço de Vigilância Epidemiológica e mídia local.
Segundo levantamento feito pelo Serviço de Vigilância, a situação epidemiológica do município de janeiro deste ano até 10 de novembro é de 239 casos notificados e 62 casos confirmados da doença.

A doença
Lembrando que a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida para o homem através do mosquito Aedes aegypti. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Há suspeita de dengue em casos de febre alta com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade