Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/06/2017

Penápolis: Polícia está há dois meses e meio sem registrar roubos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Ações realizadas pela PM, como o combate ao tráfico de drogas, contribuem para a diminuição de crimes na cidade

DA REPORTAGEM

Até as 12h00 desta terça-feira (06), a Polícia Militar estava há 76 dias sem o registro de roubos em Penápolis. O dado é importante, pois coloca o município com índices ainda melhores do que os obtidos nos cinco primeiros meses de 2016, ano em que a cidade registrou o menor índice criminal desde que os levantamentos estatísticos começaram a serem apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. No período de março até agora, a polícia chegou a ser comunicada por situações de roubo na cidade, entretanto, foram “desmascaradas” depois que, através de trabalhos de investigação se descobriu falsas comunicações de crimes, retirando-se seus devidos registros e os autores responsabilizados pelo ato, que é considerado crime.
De acordo com informações obtidas em primeira mão através da Polícia Militar de Penápolis, durante o mês de maio, nenhum roubo, de fato, aconteceu. Com isso, fecharam-se dois meses (abril e maio) sem o registro de ocorrências deste tipo. Em relação ao mês de abril, a SSP registrou em seu portal de transparência um roubo em Penápolis, entretanto o caso não é considerado pela PM, por se tratar de um roubo de carga ocorrido em uma rodovia da região e que ainda está sob investigação.
No acumulado do ano, foram nove roubos até o momento. O número é bem menor do que o registrado nos cinco primeiros meses de 2016, quando foram 23 roubos registrados. Os roubos de veículos, entre janeiro e maio deste ano a PM não registrou nenhum caso na cidade. No ano passado, um caso havia sido registrado em março.
Ainda de acordo com a PM, os bons resultados não se restringem somente ao município de Penápolis, mas também ás nove cidades abrangidas pela 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis. Em janeiro deste ano, por exemplo, tanto os casos de roubos em geral como de furtos de veículos foram zerados. O mesmo ocorreu com os casos de roubo em geral durante o mês de maio, no qual não houve qualquer registro. 
De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Luiz Antônio Flauzino, os números refletem o trabalho desenvolvido através da integração entre as Polícias Militar e Civil, além do Poder Judiciário e o Ministério Público. “A união destes órgãos e a troca de informações tem possibilitado com que a Polícia Militar desempenhe um bom papel de fiscalização de pessoas que podem oferecer algum tipo de risco, como aquelas pessoas que estão em condicionais e que, muitas vezes, acabam se aproveitando da situação para voltar a praticar crimes”, explicou. 
Além disso, o trabalho desempenhado em combate ao tráfico de drogas também tem ganhado destaque. Somente no mês de maio, foram 26 ocorrências de tráfico registradas em Penápolis. “Foi quase uma ocorrência por dia. O combate a este tipo de crime é muito importante, já que o tráfico acaba se tornando a porta de entrada para outros crimes. Combater o traficante, também é combater os crimes de roubos e furtos, por isso existe uma grande dedicação para este tipo de situação”, complementou. 
Ainda em relação aos casos de furto de veículos registrados em maio deste ano, foram quatro no total. Entretanto, três deles foram solucionados com a localização dos referidos veículos. 

Apoio popular
Ainda de acordo com o capitão da PM, a redução de roubos também se deve ao fato de que a própria população tem estado mais atenta em relação aos cuidados necessários para se evitar tais crimes. “Quando uma pessoa que anda na rua deixa de exibir seu celular, por exemplo, ele deixa de chamar a atenção de um bandido na rua, que o vê mais vulnerável do que alguém que não expõe o aparelho. Além disso, estar mais atento quando se anda na rua e desconfiar de ações suspeitas também é fundamental. O correto é sempre acionar a Polícia Militar através do 190 para que seja feita a devida averiguação”, ressaltou. 
Os casos de furtos de veículos ocorridos na cidade também precisam de atenção e a prevenção também deve ser praticada pela população. “É fundamental que a pessoa cuide e dê o devido valor ao seu bem. Evite deixar veículos estacionados na via por muito tempo. Se tem uma garagem onde um carro pode ser guardado com segurança, guarde-o. O mesmo serve para motos. Evite também deixar veículos na rua durante a noite ou em locais com pouca luminosidade, isso chama a atenção de bandidos que se aproveitam destas situações favoráveis para o furto”, disse. 
O capitão ressaltou também que é sempre bom a utilização de sistemas de segurança. “Alarmes e travas são sempre muito bem vindos na prevenção de furtos. É importante que o proprietário de veículo busque meios que dificultem ao máximo a ação dos bandidos”, finalizou. 


Falsa comunicação de crime é crime

A pessoa que procura a polícia, seja a Militar ou Civil, para comunicar um crime na qual tenha sido vítima e este fato não aconteceu, também é considerado um crime e ela pode até responder processo por conta disso.
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Luiz Antônio Flauzino, explicou que este tipo de coisa tem ocorrido com certa frequência em Penápolis, o que é motivo de preocupação, já que as pessoas precisam ter consciência da gravidade da falsa comunicação de crime. “Se trata de pessoas mal intencionadas que acabam causando transtornos, já que a Polícia Militar dedica empenho em um local onde não houve a ocorrência de crime, a Polícia Civil passa a investigar algo que não aconteceu. É uma série de coisas que acabam tirando o foco da polícia sobre algo que necessite a real atenção”, destacou. 
Algo assim ocorreu na madrugada do último dia 21 quando uma jovem de 20 anos procurou o Plantão Policial informando que teve a quantia de R$ 900 roubados quando caminhava em uma rua do bairro Cidade Jardim. Na ocasião ela havia revelado que foi abordada por dois indivíduos, sendo um deles armado, e que teve o dinheiro tomado de sua carteira, tendo os bandidos, fugido em seguida em uma motocicleta. Alguns dias depois, através de ação das Polícias Civil e Militar, descobriu-se que a jovem havia inventado o roubo na tentativa de postergar o pagamento de uma dívida. A jovem responde por falsa comunicação de crime. 
Outros casos que o capitão Flauzino destacou, é com relação às pessoas que agem de má fé na tentativa de cancelar multas de trânsito. “Já tivemos casos de pessoas que foram multadas por radares de fiscalização de velocidade e que, ao perceber a infração, procuram a polícia informando que seu veículo havia sido furtado na tentativa de cancelar a multa. Já tivemos também casos de pessoas que nos procuraram informando o furto de sua moto, mas que descobrimos posteriormente que a moto havia sido apreendida e estava recolhida no pátio. A tentativa era a de cancelar as multas recebidas e os pagamentos de guincho e pátio”, afirmou.
Ele explicou que este tipo de informação tem sido descoberta pela polícia e que as pessoas estão sendo responsabilizadas. “As pessoas informam este tipo de crime falso, mas se esquecem que temos meios para descobrir estas irregularidades. Os órgãos responsáveis checam cada informação recebida por isso temos descoberto muitos crimes desta natureza”, enfatizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade