Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/03/2014

Penápolis participará do movimento Hora do Planeta

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Todos estão convidados a apagar as luzes de sua residência ou empresa por uma hora em um ato de proteção ao planeta

No próximo sábado, dia 29 de março, toda a comunidade penapolense está convidada a participar da Hora do Planeta, apagando as luzes de sua residência por uma hora, das 20h30 às 21h30, e demonstrando seu apoio no combate ao aquecimento global. Com a recomendação do prefeito Célio de Oliveira, o município de Penápolis se cadastrou junto ao WWF Brasil confirmando sua participação no movimento Hora do Planeta 2014. 
A Hora do Planeta é um movimento global que reúne pessoas para proteger o planeta. É um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. 
A iniciativa pretende mostrar a responsabilidade de cada um por seu impacto sobre o planeta e propor mudanças para um estilo de vida mais sustentável. Vale ressaltar que a Hora do Planeta não é um blecaute. É uma ação voluntária dos seus participantes. Por isso, toda e qualquer pessoa que queira compartilhar o compromisso de fazer deste planeta melhor, está convidada a deixar suas luzes apagadas por uma hora, a partir das 20h30, no sábado dia 29 de março.

Locais
Em Penápolis, a Prefeitura Municipal e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) darão sua parcela de contribuição ao movimento com o desligamento das luzes do Paço Municipal, ambientes do Daep e reservatórios de água. A Câmara de Vereadores também dará sua parcela de contribuição apagando as luzes do seu prédio.
O Daep, que está envolvido com a Hora do Planeta por meio do CEA – Centro de Educação Ambiental, ainda manteve contato com a direção do Santuário São Francisco de Assis, pedindo a sua colaboração no sentido de apagar as luzes durante o horário proposto pelo movimento. Como trata-se do primeiro ano em que Penápolis participa da Hora do Planeta, pretende-se lançar a ideia e conscientizar aos poucos a comunidade. 
Para o próximo ano, a Administração Municipal planeja uma mobilização maior, envolvendo mais setores da sociedade, especialmente a comunidade escolar. “Neste primeiro ano de participação, queremos lançar a semente. Aos poucos a mobilização poderá crescer com a ajuda de todos. Dar o primeiro passo é tão fácil como desligar as luzes”, comentou a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai. 

Segurança 
A Hora do Planeta orienta as pessoas para desligarem por um hora as luzes não essenciais. Nunca devem ser desligadas as luzes que possam comprometer a segurança de qualquer indivíduo ou espaço público ou privado. Algumas luzes não devem ser desligadas em hipótese alguma, como por exemplo, luzes de segurança em espaços públicos, luzes de orientação da aviação, semáforos, entre outras. A Hora do Planeta quer que todos estejam absolutamente em segurança.  
Para as pessoas que pretendem utilizar velas durante a Hora do Planeta, é recomendado alguns cuidados como  manter longe do alcance de crianças e animais de estimação; manter longe de líquidos, gases inflamáveis e materiais combustíveis e apagá-las antes de ir dormir. 
A Hora do Planeta começou em Sidney, na Austrália, no ano de 2007, quando 2 milhões de pessoas tomaram posição contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes em suas casas e empresas. Em 2013, o movimento envolveu mais de 7 mil cidades em 153 países e territórios em todos os sete continentes.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade