Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/08/2011

Penápolis participa do Projeto Cultura é Currículo

O Projeto Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, da Secretaria de Estado da Educação, vai levar 81.720 alunos da rede pública estadual paulista de ensino para visitar instituições culturais de São Paulo no mês de agosto. Serão realizadas 2.043 visitas a 130 instituições diferentes. Em Penápolis, a Diretoria de Ensino participa do Projeto Lugares de Aprender onde os alunos do Ensino Fundamental visitarão o Museu Histórico e Pedagógico e o Centro de Educação Ambiental do DAEP. O Museu do Folclore deverá participar no próximo ano, pois aguarda a conclusão do novo espaço. No total, no mês de agosto serão realizadas 28 visitas às instituições mencionadas e para setembro estão sendo agendadas 48 visitas. Segundo o Dirigente da Diretoria de Ensino de Penápolis, Professor João da Silva Barbosa, “para muitos alunos da rede, esse projeto é a primeira oportunidade de vivenciar e estar num espaço rico de informações e aprendizagem,  possibilitando a leitura de várias linguagens, tornando o aluno realmente um leitor do mundo”. No Projeto “Lugares de Aprender” os professores recebem material de apoio para trabalhar em sala de aula com os estudantes antes da ida à instituição. Após a visita o professor fará uma avaliação da aprendizagem e os alunos farão a devolutiva em forma de trabalhos, vídeo maker ou vídeo minuto, que serão enviados à FDE. Para este Projeto os alunos recebem transporte e lanches gratuitos. Neste mês de agosto foram agendadas as escolas Luiza Maria Bernardes Nory, Yone Dias De Aguiar, Joana Helena De Castilho Marques, Carlos Sampaio Filho, Augusto Pereira De Moraes, Expedicionário Diogo Garcia Martins (Alto Alegre) e Prefeito Francisco Antonino (Luiziânia). O “Lugares de Aprender” é um dos três segmentos do Programa Cultura é Currículo, que este ano conta com investimento de R$ 32 milhões da Secretaria, mais que o dobro da verba destinados em 2010, que foi R$ 13 milhões. “A ampliação da verba vai permitir que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald. No primeiro semestre deste ano, 294 mil estudantes participaram das atividades e, nos próximos seis meses, serão atendidos cerca de 350 mil alunos. O projeto foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).
       
Novos destinos
Voltado a estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, o Lugares de Aprender promove o acesso desses alunos e de professores a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo. A Secretaria fornece transporte e lanche aos estudantes. Neste mês, participarão do projeto 1.366 escolas e 4.086 professores de 63 Diretorias de Ensino. Em sua programação, haverá 16 novos destinos na capital, interior e litoral, como o Museu Oceanográfico da USP, em São Paulo. Entre as instituições parceiras, estão o SESC São Paulo, que tem oferece programação cultural em unidades em todo o Estado. As vagas são disponibilizadas às Diretorias de Ensino, que as distribuem às escolas estaduais participantes do projeto. (A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade