Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/07/2007

Penápolis participa do “Redescobrindo o Interior”

A Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam coordena, entre 9 e 20 de julho, mais uma edição do Redescobrindo o Interior, que vai levar mais de 6 mil crianças para o Interior paulista, durante o período de férias escolares. São alunos da rede oficial de ensino, com idades entre 9 e 11 anos da capital, grande São Paulo e municípios do litoral que vão viajar para conhecer as paisagens e o modo de vida rural.

Na Região de Araçatuba, 23 cidades receberão de 9 a 13 e de 16 a 20 de julho, cerca de 950 crianças, que vão descobrir o que cada cidade tem de melhor e se divertir em diferentes atividades e passeios. As delegações ficarão hospedadas em escolas adaptadas nas cidades de Alto Alegre, Andradina, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Braúna, Brejo Alegre, Castilho, Clementina, Coroados, Guzolândia, Ilha Solteira, Lourdes, Murutinga do Sul, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto,

Piacatu, Rubiácea, Santópolis do Aguapeí, Turiúba e Valparaiso. As delegações, com 40 crianças cada, de 26 municípios da Grande São Paulo, incluindo a Capital, e 15 do Litoral, vão partir para 166 cidades do Interior do Estado. Cada delegação leva 20 meninos e 20 meninas, sempre acompanhados por um motorista e monitores inscritos e treinados pelo Cepam. Durante a estadia de uma semana, as crianças participam de uma série de atividades culturais e de lazer que lhes permitam vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de

brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.

O projeto faz parte do Programa Caravanas do Conhecimento que, em janeiro de 2007, durante o Interior na Praia, levou oito mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 190 municípios de todas as regiões do Estado. Agora o Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso. Nos 166 municípios que vão receber as delegações, as escolas municipais da rede oficial de ensino foram adaptadas para servir de alojamento às crianças. Estão previstas cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas e cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência.

As viagens começam sempre às segundas-feiras pela manhã e seu retorno está previsto para a sexta-feira. Todas as crianças passam por exames médicos antes do início da viagem. A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, estão disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (http://www.cepam.sp.gov.br/v11/paginas/interiornapraia2007.asp).

 

Histórico

Criado durante o governo Montoro, transformou-se num dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do estado, mobilizando mais de 160 mil crianças de 1984 a 1990 - período em que foram realizadas 8 edições do Interior na Praia e 8 do Redescobrindo o Interior. Relançado oficialmente, em 2004, o Programa Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia e Redescobrindo o Interior foi instituído em caráter permanente através do Decreto Estadual 50.269, de 1° de dezembro de 2005, sob a coordenação geral do Cepam. Realizado anualmente em duas etapas, nas férias de janeiro e julho, o Programa beneficiou mais de 35 mil crianças. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade