Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2008

Penápolis participa do "mutirão do lixo eletrônico"

O governo estadual de São Paulo realiza nesta quinta-feira, dia 30, um mutirão para coletar pilhas, celulares, baterias e outros lixos eletrônicos que não devem ser destinados a aterros sanitários comuns. Penápolis participa desta mobilização, chamada Mutirão do Lixo Eletrônico, instalando pontos de coleta dos materiais em vários locais da cidade. Na cidade a coordenação do trabalho é feita em parceria pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Centro de Educação Ambiental e Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, que alertam a população para o fato de que a destinação inadequada do lixo eletrônico pode causar a contaminação de rios, reservatórios e do solo.
Neste contexto, as prefeituras de todo o Estado receberam urnas para a coleta dos materiais. Além disso, o mutirão conta com a parceria de empresas especializadas que coletarão posteriormente o que for arrecadado neste dia de mobilização. Funcionarão como ponto de coleta do lixo eletrônico em Penápolis o Paço Municipal, a sede do Daep, a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), Supermercado Luzitana e Penápolis Shopping Center.

Conscientização
"Pedimos que todas as pessoas que tenham em casa pilhas usadas, celulares e baterias que se conscientizem e colaborem com a campanha, se livrando destes materiais através dos nossos pontos de coleta. É preciso evitar que estes detritos sejam depositados no lixo comum. Essa conduta coloca em risco o meio ambiente e a saúde das pessoas, já que nestes aparelhos são utilizadas substâncias tóxicas", comentou o Secretário de Meio Ambiente, Eder Fonzar Granato. A professora Regina Ferlini Teixeira, da equipe do Centro de Educação Ambiental e que também está se mobilizando para o mutirão, lembra que um levantamento feito pelo Governo do Estado mostra que no lixo eletrônico é possível encontrar substâncias tóxicas, como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio, sendo que são gerados, atualmente, 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no planeta. "Por isso é tão importante a adesão da população nesta atividade", frisou ela. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade