Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/08/2010

Penápolis participa de Olimpíada de Língua Portuguesa

Realizada  pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária do MEC (Ministério da Educação), a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” teve por objetivo contribuir na formação de professores e melhorias do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.
Com o tema: “O lugar onde vivo”, a Olimpíada buscou valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
A Olimpíada propõe uma seqüência didática para o ensino da leitura e produção de texto e, ainda, coletânea de textos para os seguintes gêneros textuais: poema, memórias, artigo de opinião e crônica. É a oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Classificados locais
Em Penápolis o projeto foi desenvolvido por professores que em, 2010, lecionam na rede pública – escolas municipais e estaduais - e seus alunos estejam cursando 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7º e 8ª séries) do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A chefe de Serviço de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Lacava Rufatto Soliani, disse que as avaliações (pontuação) dos trabalhos foram pautadas nas orientações fornecidas pela organização. Ela relatou que durante a avaliação apareceram trabalhos ótimos, em todos os gêneros, mas que não atendiam os critérios.
“A comissão Julgadora Municipal teve a preocupação de seguir as orientações de pontuação e acompanhar o que exigia cada item”, disse Adriana.
Composta por professores de Língua Portuguesa e representantes da redes Municipal e Estadual de Ensino, a Comissão analisou 30 textos, distribuídos nos gêneros Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigos de Opinião e selecionou 05 para representarem o Município na Fase Estadual. Adriana informou ainda que, além dos 05 selecionados, também foram enviados 05 suplentes do gênero Poema, 03 de memórias literárias, 01 de crônica e 01 de artigo de opinião.
A Secretaria Municipal de Educação, através do titular da pasta, professor Cledivaldo Donzelli, parabenizou professores e alunos que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa, bem como os diretores e coordenadores das Unidades escolares participantes, pelo empenho em promover o conteúdo da proposta.  Ainda em data a ser definida, acontecerá uma cerimônia para entrega de certificados aos alunos e professores que tiveram seus textos analisados pela comissão julgadora municipal. Secom-PMP

Confira a relação de alunos cujos textos foram classificados no Município de Penápolis no jornal impresso.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade