Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/05/2018

Penápolis mantém baixo registro nos índices criminais

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Índices criminais na cidade se mantiveram baixos no mês de abril

DA REPORTAGEM

Por mais um mês a cidade de Penápolis manteve em baixa as estatísticas criminais, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), de São Paulo. Desde 2016, os índices criminais vêm diminuindo alcançando os melhores resultados desde que os levantamentos criminais passaram a ser apresentados pela SSP, em 2001.
De acordo com o apresentado pela Secretaria, em abril deste ano foi registrado apenas um caso de roubo em geral em Penápolis, sendo o terceiro mês consecutivo. Outro dado importante divulgado e que vem sendo mantido em baixa é com relação aos casos de roubos de veículo. Desde o início de 2018 que nenhum caso foi registrado em Penápolis. 
Ainda de acordo com a SSP, os casos de furtos de veículos também estão sendo considerados baixos. Em abril deste ano foram registrados três casos, o mesmo ocorreu em março e fevereiro. Somente em janeiro deste ano é que a cidade ficou zerada em relação aos furtos de veículos. Em relação aos crimes registrados em Penápolis, a única alta ficou por conta dos casos de furto em geral. Foram 39 casos em abril deste ano contra 27 no mês anterior. Entretanto, os resultados dos crimes desta natureza referentes a abril deste ano ainda se mantiveram abaixo do comparado ao mesmo período de 2017, quando naquele mês os furtos em geral somaram 42. Em abril Penápolis registrou o primeiro caso de homicídio doloso, quando há intenção de matar. O caso ocorreu no dia 28 daquele mês quando um lavrador de 47 anos foi preso acusado de matar sua companheira, Rosimara Aparecida da Silva, de 48 anos, após desferir golpes em sua cabeça. O caso aconteceu na Vila Planalto e o crime teria sido motivado por ciúmes.  A cidade também teve um caso de homicídio culposo, sem intenção, bem como um homicídio culposo por acidente de trânsito. 
A SSP apontou  em seu levantamento mensal que em abril a cidade teve 22 casos de lesão corporal dolosa, além de 34 casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito. Os casos de estupro apresentaram queda em abril. Apenas um foi registrado. Este foi o mês com o menor número, no acumulado do ano foram oito. 

Região
A região de Araçatuba, em abril, apresentou queda em todos os crimes contra o patrimônio, com exceção dos furtos de veículo. Roubos a banco ficaram zerados no quarto mês deste ano. Com 53 casos a menos, os furtos em geral tiveram redução de 7,5% em abril na região. O índice passou de 705 para 652. Os roubos em geral apresentaram recuo de 11,8%, com 60 casos no mês – 8 a menos do que no mesmo período do ano anterior.
Os roubos de carga ficaram zerados em abril na região. No quarto mês do ano passado havia dois casos. Também não houve nenhum registro de roubo a banco em abril deste ano. Os furtos de veículo subiram 23,5% no mês, passando de 34 para 42 ocorrências. Os roubos de carros, motos e caminhões, porém, tiveram queda de 87,5%, passando de 8 para 1 único registro na região.
Dos crimes contra a vida, os indicadores de homicídios e vítimas de homicídios tiveram alta de 50% em ambos. Os registros passaram de 6 para 9 em abril deste ano.
Com o aumento, a taxa de homicídios na região foi de 10,48 casos e 11 vítimas por 100 mil habitantes, considerando os últimos 12 meses (maio de 2017 a abril de 2018). Os estupros permaneceram estáveis no mês. Tanto em abril deste ano, quanto do ano anterior, foram 20 ocorrências. Os latrocínios e vítimas desse crime também ficaram estáveis, com um registro em ambos, tanto no quarto mês do ano anterior, quanto no deste ano. 

(Rafael Machi – Com informações SSP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade