Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/11/2015

Penápolis lança o projeto “Carroceiro Cidadão”

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A capacitação oferecida aos carroceiros abordou temas como saúde do animal e orientações sobre o trânsito

Em uma parceria entre a Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), foi iniciado o Projeto “Carroceiro Cidadão”. O objetivo é orientar e conscientizar os profissionais da área sobre as formas corretas de proceder na atividade, para o bem da coletividade. A primeira ação deste projeto foi uma capacitação dos carroceiros.
Realizado na última segunda-feira, dia 09, o curso foi oferecido gratuitamente e abordou temas como noções de trânsito de carroça, cuidados com o animal e educação ambiental. O projeto carroceiro cidadão conta com o envolvimento das secretarias de Saúde, Trânsito e Mobilidade Urbana, Governo e Daep.
Na ocasião, o secretário de Governo, Daniel Rodrigueiro, destacou a importância de valorizar o serviço realizado por esta categoria e que o mercado exige bons profissionais. 
“O trabalho realizado por esses profissionais é fundamental para a limpeza urbana e o objetivo desse curso é orientá-los a realizar cada vez melhor o seu trabalho, prezando pelos cuidados com o meio ambiente, trânsito e respeito ao animal”, destaca o secretário.
Em seguida, o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Martins Teixeira, falou sobre as leis de trânsito de carroça e esclareceu algumas dúvidas dos carroceiros. A médica veterinária do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Débora Ninello Polesel, falou sobre a importância de o animal ser bem tratado e os cuidados necessários para mantê-lo saudável. 
No encerramento do curso, a equipe do CEA - Centro de Educação Ambiental do Daep – esclareceu sobre a disposição final dos resíduos sólidos e mostrou pontos críticos de acúmulo de lixo resultante do descarte incorreto. Também foi apresentado o trabalho de saneamento ambiental realizado pelo Daep, responsável pela gestão dos resíduos sólidos na cidade.

Opinião
Para o carroceiro Luiz da Silva, conhecido por “Berimbelo”, o curso foi muito bom e ajuda a conscientizar os cidadãos a não jogarem lixo em lugares inadequados, contribuindo com a limpeza da cidade. 
“Eu tenho o costume de recolher o lixo que encontro pelo caminho, como latas, garrafas plásticas, entre outros. Eu guardo na carroça até encontrar uma lixeira”, afirmou o profissional.

Cadastramento
Além do curso oferecido gratuitamente, os carroceiros serão cadastrados na Prefeitura. Na próxima segunda-feira, dia 16, os carroceiros receberão gratuitamente dois coletes de identificação, placa de identificação da carroça e a carteira de habilitação. 
Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, o resultado dessa capacitação foi bastante positivo. “Tivemos uma grande adesão nessa primeira turma com a participação de 21 profissionais. A nossa a meta é atingir 100% da categoria”, explica.
Vale ressaltar que os carroceiros que não participaram dessa primeira capacitação devem se inscrever no Daep, localizado na avenida Adelino Peters, 217 – Jardim São Vicente. Os interessados também podem procurar a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, localizada no Paço Municipal (Marginal Maria Chica, 1400), com atendimento das 1h30 às 12h30.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade