Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2012

Penápolis já conta com uma Brigada de Emergência Ambiental

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A Brigada de Emergência Ambiental será utilizada para socorro em todo sistema de saneamento do município

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) fez a aquisição de  uma Brigada de Emergência Ambiental que deverá ser utilizada para socorro emergencial em todo sistema de saneamento do município. Isso significa que a Brigada Ambiental deverá prevenir e também socorrer acidentes que venham a comprometer as águas do  Ribeirão Lajeado, aterro sanitário e obras em geral.
Na última sexta-feira, 14, o diretor presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos apresentou a Brigada de Emergência Ambiental ao prefeito João Luís dos Santos. O veículo ficou exposto em frente ao Paço Municipal para conhecimento da população.
A Brigada Ambiental é composta por um caminhão Ford semi leve, categoria 816, com baú tipo bombeiro para armazenar os equipamentos. Também possui cabine suplementar para transporte da equipe de Brigada  Ambiental, com iluminação de segurança e sirene eletrônica. O investimento foi de R$ 241.645,00 com recursos próprios do Daep, incluindo veículo e equipamentos. A aquisição da Brigada foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Daep ainda no ano de 2011.

Equipamentos
Inicialmente o baú do caminhão conta com os seguintes equipamentos: um gerador de energia; uma moto serra; uma prancha para socorro; escadas; um bote inflável com  remos; quatro boias de contenção de produto químico; placas de sinalização; tambores para serragem e areia grossa; pás; enxadas; bombas costal; EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); gadanho; um guincho elétrico para reboque com capacidade de 15 toneladas e bolsa de primeiros socorros.
De acordo com Lourival, esses são equipamentos primários e indispensáveis para a Brigada Ambiental, porém, outros serão adquiridos posteriormente, conforme aprovação do Conselho e recursos disponíveis.
O diretor do Daep explicou que a Brigada Ambiental não assume os serviços do Corpo de Bombeiros e das ambulâncias, mas serve especificamente para socorrer acidentes ambientais. “Recentemente o Ribeirão Lajeado sofreu um acidente com óleo diesel. A Brigada visa prevenir e socorrer esses exemplos de acidentes que comprometam o sistema de saneamento do município”, afirmou.
Para o prefeito João Luís dos Santos, a Brigada de Emergência Ambiental não é um equipamento de frente, mas sim um apoio às outras emergências da cidade. “A Brigada irá garantir a segurança da população e dos servidores do Daep”, comentou.

Treinamento
A equipe da Brigada é composta por nove servidores do Daep que foram devidamente treinados pelo Corpo de Bombeiros de Penápolis. O treinamento é efetuado anualmente e esses servidores já estão aptos para atuar junto à Brigada desde 2011.
Segundo o diretor do Daep, esse projeto demonstra mais uma vez a preocupação do Departamento quanto a prevenção e a segurança de todos os equipamentos públicos que envolvem o sistema de saneamento do município. “Temos que garantir a  segurança da população quanto ao abastecimento público e dos servidores envolvidos nos processos  principais de água, esgoto, resíduos sólidos e também apoio ao trabalho da Educação Ambiental, limpeza de caixas d’água, controle de vetores  e administração como um todo”, concluiu Lourival Rodrigues dos Santos.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade