Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2012

Penápolis inaugura o maior e moderno Museu de Folclore

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito João Luís homenageou todos os funcionários da Secretaria de Cultura pela dedicação ao trabalho realizado

Foi com grande entusiasmo que o prefeito João Luís dos Santos anunciou a reabertura do Museu de Folclore de Penápolis, o único da região e um dos mais completos do Brasil. A inauguração do novo prédio aconteceu na noite de sexta-feira, 25, na Praça 9 de Julho e contou com expressiva participação da comunidade penapolense. O novo Museu de Folclore apresenta um moderno projeto expográfico pautado em um novo conceito museológico e para tanto, a Prefeitura de Penápolis investiu mais de R$150 mil na sua restruturação interna. Durante a inauguração, o prefeito João Luís dos Santos fez um agradecimento especial à museóloga Anésia Vince Ferreira, que também foi sua professora e fundadora do Museu do Folclore. “Em nome do povo penapolense que agradecer pelo tesouro que hoje temos em nossa cidade. Sua paixão pelo Folclore e Cultura possibilitou a criação do Museu que será visitado por muitas gerações”, ressaltou o prefeito João Luís. O prefeito destacou ainda os investimentos na Cultura, ao dizer que nunca antes na história de Penápolis foi investido tanto em Cultura. “Hoje estamos inaugurando o Museu do Folclore, em breve será o Museu Histórico que está em reforma, também está sendo reconstruído o Teatro Municipal e ao lado a construção da Casa de Cultura e também temos um projeto de transformar a primeira Casa de Penápolis em Centro Cultural”, elencou. Para o prefeito o investimento na Cultura e Educação é fundamental para a existência de uma nação.
O secretário de Cultura, Beto Fernandes, lembrou que em 20 anos que trabalha no setor de Cultura é a primeira vez que uma administração municipal investiu tanto na área. “Quero agradecer ao prefeito João Luís por mais essa conquista, pois o Museu do Folclore e o Museu Histórico terão espaços próprios e separados, cada qual com suas características. Hoje podemos afirmar que a Secretaria de Cultura investe nos artistas locais e na população”, falou. A chefe de serviço de Cultura, Mayra Maurício, agradeceu a confiança depositada para a implantação do novo conceito de museu e ainda agradeceu a todos os funcionários da Secretaria de Cultura pelo empenho e compromisso dedicados ao Museu do Folclore. A homenageada da noite, a museóloga Anésia Vince Ferreira, discorreu de forma emocionada sobre a história do Museu do Folclore e sua satisfação em ver um sonho realizado. (Confira retranca). Após a fala das autoridades, houve o descerramento da placa e desatamento da fita inaugural, quando todos os presentes puderam conferir as novas instalações do Museu do Folcoore.
 
Moderno
Além da restruturação das salas, o Museu do Folclore ganhou mobiliário adequado para melhor acomodação do acervo, tanto para a exposição de longa duração, como também na reserva técnica. Também foi instalada iluminação específica que destaca cada exposição temática. Diversos equipamentos e materiais foram adquiridos como mesas, armários, estantes para biblioteca, computadores, gravadores digitais para realização de pesquisas de campo, home teather, televisores de LCD, equipamentos para facilitar a higienização do acervo. Todo esse material possibilitará a realização de ações educativas mais completas e diversas.

Orquestra
A apresentação artística da noite ficou por conta da Orquestra Penapolense de Música Raiz, existente há 10 anos e que atualmente desenvolve suas atividades junto ao Museu de Folclore. A apresentação encantou o público presente com um repertório arraigado de cultura popular. Criada em 2002 através de projeto da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra resgata as tradições regionais, cuja tendência tem os laços da música caipira. A Banda Municipal “Maestro José Ferreira Leite” também fez uma participação especial no evento. Secom – PMP


Conheça a História do Museu de Folclore

O Museu do Folclore surgiu em 1.974 como um dos objetivos do Centro de Folclore da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), entidade criada pelas primeiras turmas de Educação Artísticas, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis. As primeiras peças do acervo foram coletadas através de Pesquisas de Campo, realizadas por equipes de alunos e por pessoas da sociedade penapolense interessadas em Folclore. Depois, o acervo foi se enriquecendo com pesquisas realizadas em Araçatuba, Araraquara, Bauru e em Campo Grande/MS, em. Todas essas pesquisar aconteceram após um curso sobre Técnicas de Pesquisa de Campo, ministrado pela professora Anésia Vince Ferreira, que até hoje atua como museóloga do Museu do Folclore de Penápolis. Com a extinção do Centro de Folclore da Funepe em 1.978, as peças do acervo foram cedidas à Prefeitura Municipal. As peças que foram adquiridas posteriormente fazem parte do Museu Municipal do Folclore, criado pela Lei n° 90, de agosto de 1.991. O Museu Municipal do Folclore não é apenas um espaço de exposição de objetos que expressam a cultura espontânea e bem aceita do povo. É um espaço que se abre para os estudiosos e pesquisadores de folclore. É uma entidade dinâmica que procura atingir o público e que está sempre acordada para as motivações que recebe. Dentre os objetivos do Museu do Folclore, destacam-se: pesquisar e estudar a cultura espontânea e bem aceita do povo; orientar pesquisadores e estudiosos do fato folclórico; dar apoio aos grupos e elementos folclóricos e divulgar seu trabalho; firmar o conceito de que o fato folclórico é um fato vivo, atual de dinâmico; manter intercâmbio permanente com entidades e pessoas interessadas em Folclore. 

Acervo
O acervo privilegia a cultura espontânea da cidade, da região e do país. As peças são raras, muitas delas coletadas nos locais de origem, quase sempre distantes. Há peças assinadas por artesãos folclóricos famosos no Brasil e no exterior. Esses objetos estão em Exposição Permanentes, distribuídos por temas: Folguedos, Festas, Danças e Instrumentos Musicais, Cerâmicas, Trançados, Brinquedos, Religiosidade, Crendices Populares, Trabalhos com linha, Utensílios Domésticos, Entalhes, Artesanato com materiais diversificados, Linguagem e Literatura. O Museu também tem uma biblioteca com grande número de livros específicos de Folclore, Relatórios de Pesquisas de Campo ilustrados com desenhos, mapas, fotos e amostras de artesanato e ainda uma pequena Hemeroteca. Também tem uma Discoteca  que oferece uma pequena coleção com fitas gravadas, fotos, slides, negativos, filmes. Muito desses materiais acompanham os Relatórios de Pesquisas.

Serviços
Os serviços prestados pelo Museu incluem monitoria de visitas, cursos, palestras, oficinas, orientação para pesquisas de campo e para eventos, empréstimos de materiais didáticos e também de materiais para exposição, apresentação de um Museu itinerante de 30 peças folclóricas com fichas informativas e de um Museu itinerante com 20 presépios populares. Esses Museus itinerantes são levados para as cidades ou para as entidades que os solicitarem. (Informações extraídas do texto da professora e museóloga Anésia Vince Ferreira). Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade