Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/09/2008

Penápolis: Folha da Região divulga pesquisa de intenção de votos

Arnon Gomes

O prefeito João Luís dos Santos (PT) aparece com 6,5% de vantagem sobre Cláudio Tiradentes (PSDB) na primeira pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Penápolis, feita pelo instituto Brasmarket Análise e Investigação de Mercado, de São Paulo, em parceria com a Folha da Região. Candidato à reeleição, João Luís tem 37,5% das intenções de votos, enquanto Tiradentes, 31%.
Para o diretor-superintendente do Brasmarket, Sidney Kuntz, o petista lidera numericamente, mas, considerando a margem de erro da pesquisa, de 5%, está empatado tecnicamente com o candidato tucano. "A margem de erro pode ser de 5% para mais ou para menos", explicou o diretor.
A primeira sondagem mostrou ainda que um quarto do eleitorado está indeciso. Conforme o levantamento, 25,3% dos entrevistados responderam que não sabem em quem votarão em 5 de outubro. Já 6,2% do eleitorado disse que não votaria em nenhum dos dois candidatos a prefeito da cidade.
Na pesquisa espontânea - aquela em que o eleitor diz em quem votaria sem receber os nomes de candidatos - João Luís também fica na frente, por uma diferença menor que a da sondagem estimulada. O atual administrador tem 17,9%. Tiradentes, no terceiro mandato como vereador, aparece com 15,9% da preferência do eleitorado na espontânea. Na pesquisa espontânea, os eleitores citam nomes aleatoriamente. Juntos, eles totalizaram 9,5% das intenções. Entre os que não sabem e que se encontram indecisos, o índice é de 56,6%.

Rejeição
A primeira pesquisa trouxe também resultados quanto à rejeição dos candidatos. Nesse levantamento, o líder é o candidato do PSDB. Questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 32% dos eleitores penapolenses citaram Tiradentes. A candidatura de João Luís encontra resistência de 28,8% do eleitorado do município. Entre aqueles que responderam não saber em quem não votariam de nenhuma maneira, o índice ficou 29,5%. O Brasmarket também perguntou à população qual deve ser a prioridade do próximo prefeito. Para 40,9% dos penapolenses ouvidos, o administrador que governar a cidade entre 2009 e 2012 terá de priorizar a saúde. A geração de emprego e o incentivo ao desenvolvimento é a prioridade para 20,6% dos eleitores. Para 14,1% dos entrevistados, o próximo prefeito terá de priorizar a educação. Enquanto para habitação e incentivo à indústria e ao comércio, os percentuais são de 6,2% e 6%, respectivamente.

Metodologia
A pesquisa sobre a preferência do eleitorado em Penápolis ocorreu na semana passada, entre 2 e 5 de setembro, mesmo período em que o Brasmarket fez a sondagem em Araçatuba e Birigüi, cujos resultados foram publicados na edição de domingo da Folha. Foram ouvidas 403 pessoas. A pesquisa está registrada sob o número 01/2008 na 87ª Zona Eleitoral. O estudo foi feito com eleitores de 17 bairros: Parque dos Girassóis, Jardim Tropical, Eldorado, Jardim Bela Vista, Jardim Aeroporto, Vila América, Vila Peres, Jardim Planalto, Santa Terezinha, Fenix, Vila Formosa, Jardim Del Rey, Cidade Jardim, Bairro Jardim, Vila Martins, Vila Rocha e Centro.

(Matéria extraída do site da Folha da Região de Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade