Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/02/2019

Penápolis ficará no Cisa com a nova reestruturação

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Cisa deve passar por reestruturação nos próximos meses para tentar diminuir custos

DA REPORTAGEM

Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (12) pelo Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde -  CISA, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (sem partido) oficializou o pedido de permanência do município de Penápolis no Consórcio, desistindo da saída do Cisa como havia sido protocolado em agosto do ano passado, e que deveria ser concluído até o fim deste mês. Entre os motivos que teriam motivado que Penápolis permanecesse no Consórcio está a reestruturação que o Cisa deverá passar nos próximos meses.
Segundo a atual presidente do Conselho, Helena Berto (PV), prefeita de Alto Alegre, a reunião desta terça-feira objetivou discutir situações jurídicas e administrativas do Consórcio. “Na oportunidade, o prefeito de Penápolis manifestou seu interesse em permanecer no Consócio tendo em vista a possível reestruturação que trará melhorias no atendimento prestado pelo Cisa, o que foi aceito pelo Conselho”, explicou.
Entretanto, segundo a prefeita, os demais representantes do Executivo de cidades participantes do Consórcio, se mostraram receosos com a permanência de Penápolis, mas classificou que a reunião foi bastante proveitosa depois que houve o acordo entre todos os presentes. “O prefeito Célio assumiu compromissos com o Cisa que foram registrados em ata e assinados por ele, o que tranquilizou os demais prefeitos presentes diante do compromisso de todos os municípios pelo Cisa e da população de todas estas cidades”, destacou Helena. O Cisa é formado pelos municípios da comarca de Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. 
O impasse entre Penápolis e os demais municípios pertencentes ao Consórcio se deu depois que, por conta de dívidas que Penápolis possui junto ao Cisa, os demais prefeitos decidiram pela suspensão do atendimento aos pacientes penapolenses. Com isso, o prefeito Célio de Oliveira anunciou a saída de Penápolis com planos de criar seu próprio centro de especialidades.  Devoluções antecipadas de recursos chegaram a ser feitas pela Câmara Municipal de Penápolis a fim de socorrer a cidade em relação à dívida.

Saída
Na ocasião de anúncio da saída do Cisa, o prefeito Célio de Oliveira havia afirmado que tinha como objetivo a concretização da criação do Centro de Especialidades de Penápolis, o Cepen. Para o prefeito o custo do Cepen é inferior ao que é gasto hoje com o Cisa. “Fizemos a análise e chegamos à conclusão de que, financeiramente, é mais rentável criarmos definitivamente o Cepen do que os custos que temos hoje com o Cisa, que chega a R$ 400 mil por mês”, disse Célio após o anuncio da saída. Na época, ele ainda havia afirmado que os custos para a participação do Cisa são altos e que a crise financeira que a cidade vem enfrentando dificultava as ações referentes ao Consórcio.

Permanência
Foi o próprio prefeito que confirmou nesta terça-feira à reportagem do DIÁRIO que colocar em prática ações de reestruturação do Cisa - diminuindo os gastos, foi um dos principais motivos que o fez repensar em permanecer no Consórcio. 
Dentro desta reestruturação está a forma como muitos pacientes serão atendidos pelos médicos especialistas. Uma das ideias é a de que o paciente possa ser atendido dentro do consultório do médico e não nas dependências do Cisa, o que, além de gerar maior conforto ao paciente e ao profissional, pode agilizar as consultas e reduzir as filas de espera. 
Além disso, a intenção do Conselho de Prefeitos é que outras melhorias e adequações sejam realizadas, garantindo a sobrevivência do Consórcio bem como a qualidade e especialidades nos atendimentos. “Temos que otimizar a aplicação do dinheiro público na saúde. Uma das maneiras que podemos fazer isso é tornar o Cisa com um tamanho diferente, compatível com aquilo que é possível pagar, oferecendo estrutura e qualidade aos pacientes”, destacou Oliveira.
Para firmar o compromisso junto ao Cisa, o prefeito revelou ainda que negociou, junto ao Conselho, o escalonamento da dívida de Penápolis junto ao Cisa adquirida em 2018. “O valor desta dívida foi parcelado em 36 vezes como forma de compromisso do município junto ao Consórcio. Sei que este escalonamento é referente somente ao ano de 2018 e que ainda temos uma dívida referente aos anos de 2013 a 2017, mas que também será reavaliada e discutida”, afirmou. 
Em nota, o Cisa destacou que “empenhará esforços para buscar sua adequação aos novos tempos, de modo que uma nova estrutura e forma de governança a serem implementadas permitam diversificar e ampliar o atendimento médico em especialidades para toda a população da microrregião de Penápolis”, afirmou o Conselho de Prefeitos. 
Uma nova reunião entre os prefeitos do Conselho deve acontecer ainda neste mês para o início das tratativas desta reestruturação.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade