Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/08/2015

Penápolis faz festa para recepcionar nadador campeão

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Confira mais fotos da homenagem a Thiago Simon no jornal impresso

DA REPORTAGEM

À tarde desta quinta-feira (27) foi de festa para o nadador penapolense Thiago Simon, que, além do lugar mais alto no pódio, ainda é o novo recordista com o tempo de 2min09s82 nos 200 metros peito durante prova de natação ocorrida no Pan Americano de Toronto, Canadá, em julho deste ano. Depois de ser homenageado pelo prefeito Célio de Oliveira (PSD), ele desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas do centro da cidade. 
As homenagens se encerraram no Parque Aquático, onde o atleta recebeu carinho de diversas crianças da natação penapolense. As homenagens iniciaram na Prefeitura Municipal. No gabinete do prefeito, ele foi recebido para um café da tarde com familiares, amigos, autoridades municipais e a imprensa. Uma pequena homenagem foi realizada no local, onde Simon recebeu os cumprimentos do prefeito Célio que revelou seu orgulho pelo fato do penapolense estar levando o nome da cidade por onde passa. “Ele é mais um penapolense que enche de orgulho nossa cidade e nosso povo. Assim como outros atletas, ele tem se destacado graças a seus esforços e assim conseguido bons resultados e grandes vitórias, levando ainda o nome de nossa cidade em cada uma delas”, comentou o prefeito. Para Célio, o feito do atleta não pode ser esquecido. “A homenagem que estamos fazendo ao Thiago é algo simples quando comparado ao que ele tem feito por Penápolis com seu exemplo. É uma homenagem simples, de uma cidade que não pode esquecer, de seu exemplo”, ressaltou Célio. Na oportunidade, o atleta recebeu do prefeito uma placa de reconhecimento público pelo que tem feito pela cidade. Entre as autoridades presentes estava o vereador e presidente do Clube Penapolense, pelo qual Thiago também nadou, Rodolfo Valadão Ambrósio (PROS), que expressou seu orgulho pelo atleta. “Acho que o Thiago tem sido o grande motivador de muitos nadadores que estão começando hoje. Sua dedicação e seu esforço tem feito com que muitas crianças se espelhem em seu exemplo e busquem ser campeões, assim como ele”, disse Rodolfo. 
O vereador Caíque Rossi (PSD) também destacou o empenho do atleta e garantiu que junto aos demais vereadores, está se empenhado para que ele também possa ser homenageado junto pelo Legislativo. “O Thiago é motivo de orgulho para todos de Penápolis, por isso, nós estamos nos mobilizando para que ele também possa ser homenageado pela Câmara”, acrescentou.
Depois das homenagens na prefeitura, Simon desfilou pelas principais ruas da cidade em um carro aberto do Corpo de Bombeiros. No trajeto ele foi cumprimentado e aplaudido pelas pessoas. No Parque Aquático ele foi recepcionado por crianças da natação da cidade, além de atiradores do Tiro de Guerra. No local, ele descerrou uma placa em sua homenagem que o intitula como “penapolense campeão”. 

Felicidade
Junto aos familiares e amigos, Thiago Simon se mostrou bastante contente com toda a homenagem que tem recebido nos últimos dias. Para ele, ter o reconhecimento de uma cidade é motivo de orgulho. “É muito bom poder receber este carinho. As pessoas têm sido bastante receptivas e, assim como eu, estão muito contentes com a conquista. Isso também me deixa feliz e grato a toda a torcida que tenho recebido”, disse. Em relação à conquista, Simon lembrou o quanto se esforçou para chegar ao ouro e não esqueceu, da motivação que recebeu. “O atleta é movido pela vitória. Para isso é necessário muito esforço e dedicação em seus treinamentos. Diante de todas as fases da minha vida sempre tive o reconhecimento e incentivo de amigos e familiares. Desde pequeno tive condições de me dedicar para chegar onde cheguei, o que é fundamental para qualquer atleta”, comentou.

Objetivos
Simon revelou que a partir de agora entrará em um intenso treinamento visando à conquista do índice olímpico, já que as seletivas devem iniciar já no mês de dezembro. Para isso, as expectativas do atleta são bastante positivas. “Quando comecei treinar para o Pan de Toronto havia falado para um tio meu que eu iria conquistar a medalha. Da mesma forma vou em busca do índice e de uma medalha olímpica. Para isso vou me dedicar muito, pois quero ser o primeiro penapolense medalhista olímpico”, afirmou.

Conquista
O nadador dominou a prova a partir dos 100 m e não deu qualquer chance aos rivais, batendo com facilidade a antiga marca de 2min11s62, que pertencia ao americano Sean Mahoney, obtida em Guadalajara 2011. A prata ficou com o canadense Richard Funk, que fez em 2min11s51. O outro brasileiro Thiago Pereira, com 2min11s93, conquistou a 20ª medalha da carreira em Pans, ficando com uma a mais que o ex-nadador Gustavo Borges, antigo recordista. O penapolense trouxe para casa duas medalhas de ouro do Pan de Toronto, uma da prova individual e outra do revezamento 4x200m livre, conquistada pela equipe brasileira campeã da prova.
Ainda no Canadá, Simon cedeu entrevista ao DIÁRIO DE PENÁPOLIS e revelou o esforço que tem feito neste ano para se manter bem nas competições. Seu treinamento se intensificou em abril deste ano, quando foi medalhista de ouro no Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, quando participou da mesma prova em que foi campeão no Pan. Seu tempo naquela competição havia sido de 2m11s79. Mesmo tendo ficado acima do índice para o Mundial de Kazan (2m11s66), o nadador também esteve na competição na Rússia, no início de agosto, por conta da marca de 2m10s58 alcançada no Troféu Open. 
“Como já estava com a vaga garantida para a Rússia, passei a me dedicar muito para o Pan com treinamentos de segunda a sábado. Sempre procurei me dedicar para melhorar meus tempos, passando por um período muito intenso mesmo, o qual me deu excelentes resultados”, comentou na época.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade