Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2009

Penápolis está na rota da “Viagem Literária”

Escritores renomados e jovens talentos fazem, literalmente, uma viagem pelo Estado com o programa Viagem Literária, que começa em 10 de junho. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, o Viagem Literária visa, mediante o contato entre os escritores e o público, estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar e revitalizar a biblioteca pública de cada município. O programa segue até o mês de novembro e leva 275 atividades a 55 cidades participantes, entre elas, Penápolis. Entre os nomes de destaque desta segunda edição estão: Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado, Menalton Braff entre outros talentos.
Outra característica do Viagem Literária está em democratizar o acesso à cultura ao promover o contato entre escritores e as populações que vivem fora e/ou distante dos grandes centros urbanos. Estes, no entanto, não ficam de fora: o programa contempla cidades de todos os tamanhos, de 3 mil a 200 mil habitantes. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. “O Viagem Literária busca estimular o prazer pela leitura, colocando o público em contato muito próximo aos autores, em sua cidade, na sua biblioteca”, diz o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm. “Ouvir e conversar com os escritores é um estímulo certo para despertar ou aumentar o interesse pelos livros e por suas histórias,” destaca Sturm. De junho a novembro, cada biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura. Bate-papos com autores, contação de histórias e oficinas de criação literária serão o passaporte para uma deliciosa viagem pelo mundo dos livros. Essas atividades são organizadas em módulos temáticos. O primeiro, neste mês de junho, tem como tema: Leituras Escolhidas, no qual autores de diferentes gerações são convidados a falar sobre um livro que tenha marcado sua formação como leitor e escritor. O módulo é uma oportunidade para o público conhecer ou ampliar o seu conhecimento sobre um autor e sua obra. Além disso, o livro escolhido estará à disposição do público na Biblioteca, pois integra o kit de livros novos doados pela Secretaria de Estado da Cultura em 2009. A ideia é, também, divulgar o acervo da biblioteca e atrair o público para a mesma. (A/I Secretaria de Estado da Cultura).

MÓDULOS:
JUNHO – Bate-papo com o Escritor: leituras escolhidas
AGOSTO – Contação de Histórias
SETEMBRO – Bate-papo com o Escritor: literatura infanto-juvenil
OUTUBRO – Bate-papo com o Escritor: literatura para todos
NOVEMBRO – Oficina de Criação Literária

Confira a programação completa no site: www.cultura.sp.gov.br

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade