Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/04/2018

Penápolis e região: Evasão escolar é o principal assunto discutido pelo Conseg

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Reunião do Conseg acontece todos os meses e diferentes assuntos sobre segurança são discutidos nos encontros

DA REPORTAGEM

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Penápolis se reuniu nesta terça-feira (10) para discutir diversos assuntos relacionados à segurança na cidade. Um dos principais temas debatidos foi a evasão de alunos das escolas estaduais do município e das demais cidades que são abrangidas pela Delegacia Regional de Penápolis.
Participaram do encontro membros do Conseg, representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Prefeitura, Câmara Municipal, Conselho Antidrogas, Conselho Tutelar e do Sincomércio. Na oportunidade, o Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, o professor Lucinei Aparecido Euzébio, comentou sobre os trabalhos que são feitos através da Diretoria nas escolas da região. 
Segundo ele, em toda a área da DE, foram registrados apenas 68 abandonos escolares no ano de 2016, de alunos que iniciaram o ano letivo, mas que, por algum motivo, deixaram de frequentar as aulas. Em 2017, este número caiu para 60. De acordo com os dados apresentados pela DE, os abandonos registrados nos dois últimos anos são bastante inferiores quando comparados à anos anteriores. Em 2015, 198 alunos, ou 2,37% dos matriculados haviam abandonado a escola. Em 2017, foram 921 registros, representando 10,40% do total de alunos matriculados. A Diretoria de Ensino divulgou durante a reunião do Conseg, que, somente em Penápolis, apenas três – das nove escolas do município – tiveram o registro de evasão escolar no ano passado, totalizando 27 registros, número é bem menor do que em 2011, quando o abandono escolar totalizou 989, evidenciando a redução significante em apenas seis anos. 
De acordo com o presidente do Conseg, João dos Santos, é importante que estes dados sejam conhecidos para que o Conselho possa trabalhar junto com a Diretoria de Ensino através da intervenção de outros órgãos sociais a fim de apoiar os alunos que acabam se evadindo das escolas. “É interessante tentarmos entender a situação das escolas estaduais de nossa cidade, saber por que estes alunos acabam abandonando os estudos durante o ano letivo para traçarmos formas de trabalho para evitar que isso aconteça, garantindo a educação destes jovens”, destacou o presidente. 

Câmeras
O projeto que prevê a instalação de câmeras e pontos estratégicos da cidade também voltou a ser discutido pelos participantes do encontro. O projeto visa colocar em prática uma parceria entre o Sincomércio e o poder executivo e legislativo. Os vereadores Júlio Caetano e Ester Mioto, ambos do PSD, que participaram do encontro afirmaram que, esta semana devem visitar uma cidade do interior paulista que também adotou o sistema de monitoramento através de câmeras para conhecer o modo de trabalho, além de custos e os resultados. 

Outros
Os membros do Conseg também debateram sobre a evolução da segurança no trânsito através da atividade delegada do município. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Trânsito, Mauro Olímpio dos Anjos, afirmou que todos os processos para a finalização de implantação do projeto estão sendo tratados em parceria com a Polícia Militar. 
A PM e Polícia Civil, que também estiveram presentes, aproveitaram a oportunidade para destacar os o trabalho desenvolvido contra a criminalidade durante o mês de março, elaborando um perfl sobre os índices criminais. Os membros do Conseg voltam a se reunir em maio, com novos temas e também para tratar a continuidade de alguns assuntos já colocados em pauta em reuniões anteriores.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade