Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/01/2009

Penápolis e Araçatuba articulam ações regionais

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos e o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, ambos do PT, articulam ações inéditas na região Alta Noroeste visando esforços conjuntos em pelo menos três áreas prioritárias: saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico. Segundo o prefeito João Luís, as cidades de nossa região têm problemas comuns e que precisam e devem ser solucionados de forma articulada e regional. “Se o problema é regional, as soluções também terão bases regionais. Já tivemos conversas preliminares também com o prefeito Jamil Ono, de Andradina e Wilson Borini, de Birigui e certamente teremos avanços nas políticas públicas regionais”, assegurou o prefeito de Penápolis.

Saúde
Dentre os problemas apontados, os relacionados à saúde pública são os que mais preocupam os prefeitos. As Santas Casas de Penápolis e Birigui, por exemplo, aguardam ajuda financeira do Governo do Estado. Outro problema comum na região é a demanda por especialidades médicas, seja na área de exames, seja na de tratamento e consultas. Avolumam-se os pacientes e a necessidade de especialidades e como o Estado não consegue atender as demandas, as prefeituras são obrigadas a transportar pacientes para outros centros urbanos, inclusive junto a capital paulista.

Segurança Pública
O aumento de roubos na região também preocupa os prefeitos. A criminalidade aumentou de forma significativa com a vinda dos presídios para nossa região. “Os números demonstram isso. Apesar dos esforços das Polícias Civil e Militar, há necessidade de uma estratégia regional do Estado para conter o avanço da criminalidade”, disse João Luis. Segundo os prefeitos, há necessidade de trabalhar melhor o sistema de informações, aumentar o efetivo, aparelhar melhor as polícias e articular políticas públicas regionais e locais para enfrentar adequadamente a criminalidade. Outro ponto consensual é a necessidade de pressão sobre o Congresso Nacional para um debate nacional em torno das alterações na legislação penal em vigor, adequando-a a atualidade.

Desenvolvimento Regional
Além de ações conjuntas que possam beneficiar o desenvolvimento econômico regional, explorando as potencialidades de cada município, outra preocupação apresentada pelos prefeitos é a “guerra fiscal” entre São Paulo e Mato Grosso Sul. De acordo com o prefeito João Luís, a região está perdendo empresas para a cidade de Três Lagoas. “O Governo do Estado de São Paulo precisa agir rápido porque muitas empresas que poderiam se instalar em nossa região vão para o Mato Grosso do Sul e outras já estabelecidas em nossa região estão se transferindo para lá. Ou os municípios se unem ou vamos todos perder. É possível ganhar juntos”, finalizou João Luis. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade