Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/03/2009

Penápolis continua realizando cirurgias eletivas

Pela terceira vez o Ministério da Saúde aprovou e homologou o projeto enviado por Penápolis, credenciando o município para realização de cirurgias eletivas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto prevê recurso de R$730 mil anual, com referência para 12 municípios da região, sendo que o recurso financeiro destinado a cada município será proporcional à sua população.
Com isso, a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis e o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) estão autorizados a realizarem cirurgias não caracterizadas como urgentes, mas que as pessoas precisam fazer para que não piore a situação, como por exemplo, cirurgias de hérnia, catarata, vasectomia, laqueadura, fimose, hemorróidas, algumas cirurgias ortopédicas, entre outras.
A quantidade de cirurgias será estipulada mensalmente, dependendo da capacidade médica e disponibilidade do Centro Cirúrgico da Santa Casa.
Além dos municípios atendidos pelo Cisa (Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia), o projeto de Penápolis encaminhado ao Ministério da Saúde prevê o atendimento de cirurgias eletivas também para os municípios de Birigui, Andradina, Ilha Solteira, Mirandópolis e Pereira Barreto.

Reunião
Diante da aprovação do projeto, o secretário de Saúde de Penápolis, Artur Antônio Andreatta e o coordenador do Cisa, Edivaldo Alves Trindade, se reuniram nesta semana com os secretários e representantes de saúde dos 12 municípios beneficiados. De acordo com o secretário Artur Andreata, como o projeto foi aprovado em fevereiro, alguns procedimentos já podem ser realizados. “Nos reunimos com os outros secretários para esclarecer sobre os procedimentos que precisam ser feitos para que a cirurgia seja realizada”, comentou.
O coordenador do Cisa, Edvaldo Trindade, orientou os responsáveis pela Secretaria de Saúde dos municípios que precisam organizar o fluxo dos pacientes para atendimento de cirurgias, como agilizar os exames pré-operatórios e documentação básica exigida pelo SUS. “Vale esclarecer que a pessoa precisa passar por todos os procedimentos médicos e a cirurgia ser indicada pelo médico, após os exames”, explicou. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade