Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/02/2017

Penápolis consome 20 milhões de litros de água por dia

Imagem/Paulo Sanches
Detalhes Notícia
O DAEP recebe e trata um média de 300 metros cúbicos de água por segundo

DA REDAÇÃO

A população penapolense consome diariamente, em média, 20 mil metros cúbicos de água, o que corresponde a 20 milhões de litros do precioso líquido. Os números são do DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O consumo varia muito dependendo da época do ano. No inverno, por exemplo, cai para aproximadamente 15 milhões. Levantamento realizado pelo próprio órgão mostra que os penapolenses utilizam mais água as segundas, quartas, sextas-feiras e sábado. A provável justificativa é que nestes dias as donas-de-casa gastam mais água em tarefas como lavar roupas e limpeza do lar. As terças, quintas e domingo, o consumo é menor. O fornecimento de água na cidade é garantido durante as 24 horas do dia. Para não deixar que ocorra interrupção, uma equipe de funcionários trabalha na captação, tratamento e monitoramento da água que vem do ribeirão Lajeado, único manancial que abastece a cidade. A água chega a Estação de Tratamento, onde é tratada e conduzida aos dois reservatórios elevados, dois enterrados e um semi-enterrado, que juntos armazenam 9,7 mil metros cúbicos. Dali a água é distribuída para os bairros Eldorado, Tóquio e Pevi, que possuem reservatórios elevados e semi-enterrados, que juntos tem capacidade para 6,5 mil metros cúbicos. A Estação recebe um média de 300 metros cúbicos por segundo. Caso ocorra, por qualquer problema, a interrupção do abastecimento, os reservatórios tem capacidade para abastecer a cidade por dois dias seguidos. 

Economia
A água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade em Penápolis, seu tratamento é caro e trabalhoso. A cidade não tem registro de racionamento em função da boa vazão do ribeirão Lajeado, porém, o consumo tem que ser racional, sem desperdício, para que futuramente a cidade não enfrente problemas de abastecimento. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água, podem gerar uma boa redução na conta no final do mês.

VOCÊ SABIA?

Varrer a calçada, ao invés de lavá-la com o uso de mangueira, pode resultar numa economia de até 250 litros de água.
Deixar o chuveiro desligado enquanto o corpo é ensaboado pode resultar numa economia de até 100 litros de água (por banho).
Uma torneira que fica gotejando pode gerar um desperdício de até 1.300 litros de água por mês.
Deixar a torneira fechada enquanto ensaboamos a louça pode gerar uma economia de até 95 litros de água.
Usar balde para lavar o carro, ao invés do esguicho da mangueira, pode resultar numa economia de até 180 litros de água por lavagem.
Uma máquina de lavar roupas pode gastar até 160 litros de água numa lavagem. Armazenar esta água (em recipiente fechado), para lavar o quintal posteriormente, pode gerar uma boa economia.


Departamento registra 334mm de chuva em janeiro

DA REDAÇÃO

O mês de janeiro foi chuvoso em Penápolis. O sistema de gerenciamento laboratorial do DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) registrou no período 334,1mm de chuva. Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. O resultado é maior do que o registrado em janeiro de 2016, quando caiu 190,2mm. Durante o mês de janeiro choveu em 16 dias, em maior quantidade no dia 12, com 77,9mm. Já no mês de fevereiro, choveu nos dias 1 e 2, respectivamente, 12,3mm e 11,3mm. 

Índice
O índice pluviométrico nos doze meses de 2016 registrou o total de 1.151,4mm de chuva. O levantamento mostra que choveu em 96 dias. A chuva caiu em maior quantidade no mês de janeiro (17 dias), seguido por fevereiro (15 dias), maio e dezembro (10 dias) e em menor no mês de julho (1 dia), seguido por abril (2 dias) e setembro (4 dias). O dia que mais caiu água foi 16 de janeiro com 72,3mm.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade