Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/03/2011

Penápolis comemora Dia da Água com visitas a Ecopontos

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Fachada do Ecoponto do Jardim Del Rey. Funcionamento das 7h às 17h, todos os dias

O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, em Penápolis também é comemorado o Dia do Ribeirão Lajeado. Para marcar a data, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e o CEA (Centro de Educação Ambiental) prepararam uma semana intensa de atividades entre os dias 21 e 28 de março.
O principal objetivo é conscientizar a população sobre o correto descarte dos resíduos nos Ecopontos, que são espaços especialmente construídos pela administração para recolher entulhos gerados no município. Por comodidade, a população acaba jogando entulhos em qualquer lugar, provocando contaminação do solo, córregos, riachos e lençol freático.
Durante o dia de hoje, 22, os pais de alunos das escolas municipais foram convidados a visitar os Ecopontos. Ao mesmo tempo, haverá a “Campanha nos Ecopontos”, uma mobilização e sensibilização da comunidade no entorno desses locais, com panfletagem sobre o funcionamento e  contra o lixo na rua. Participarão da Campanha os bairros Pereirinha, Cidade Jardim, Jardim Del Rey e Pevi, com escolas, comunidade, Tiro de Guerra, agentes de saneamento, agentes de saúde, carro de som e cobertura do Canal 10 – Plis TV.
De 21 a 28, alunos das escolas municipais também farão visitas monitoradas aos Ecopontos. Além disso, haverá hoje o lançamento da Maratona contra o Desperdício de Água com os alunos dos 4º Anos das escolas municipais. Já os alunos dos 3º Anos das Emefs farão um mapeamento do lixo nos bairros, e a partir desse estudo, serão propostas discussões e ações para sensibilizar os moradores acerca dos prejuízos ambientais que o descarte incorreto do lixo provoca.

Ecopontos
Os quatro Ecopontos já estão em funcionamento desde o dia 14 de março, e ficam abertos das 7h às 19h, todos os dias da semana. O Daep contratou uma empresa especializada  com vigilante para orientar a destinação adequada dos resíduos nos Ecopontos e fazer a vistoria num raio de 100 metros para que não haja lixo na rua.
Os Ecopontos servem para destinação de pequenas quantidades de resíduos, em especial para os carroceiros que normalmente carregam entulhos de construção e galhos de pode de árvores. Para quantidades maiores, existe a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos.
Também não será permitido depósito de lixo doméstico e reciclável nos Ecopontos porque o Daep já faz a coleta semanalmente; e nem animais mortos, nesse caso basta ligar para o 0800-17-0195 que o Daep recolhe o animal e leva para Aterro Sanitário.
Os Ecopontos estão instalados no Jardim Pevi/Tinô (Rua Elpidio Ribeiro, 400 – quadra C); Jardim Tropical (Rua Matias Martins Garcia, 739); Jardim Del Rey (Av. Avelino Bilche Filho, 1.190) e Parque Industrial (Av. Perimetral – Parque Industrial).

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade