Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/11/2018

Penápolis: Começa a instalação de lombofaixas nas ruas

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Foram selecionados pontos de grande movimento de veículos, onde os pedestres têm mais dificuldade ao atravessar as vias

Nesta segunda-feira (26) foi iniciada a construção de lombofaixas em várias ruas de Penápolis, com o objetivo de proporcionar mais segurança durante a travessia de pedestres. Já no primeiro dia foram contempladas três localidades, sendo uma delas em frente à Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), outra em frente ao Supermercado Cortez – na rua Ramalho Franco – e outra em frente à Santa Casa de Misericórdia.
Para hoje, ainda na parte da manhã, devem ser implantadas novas lombofaixas; desta vez será em frente ao “postão de saúde” (Macro II – centro da cidade) e na rua Anchieta/cruzamento com rua Anchieta (em frente à loja Leão das Roupas). Outras localidades, ainda em definição, deverão ser contempladas amanhã no período da tarde.
Conforme são construídas as lombofaixas, o trânsito nos determinados locais é interditado por 24 horas, para a devida secagem do dispositivo no solo, e também para segurança de motoristas e ciclistas.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana implantará 15 lombofaixas. Trata-se de uma faixa de pedestres mais elevada do solo, com pintura característica, em locais estratégicos da cidade.  Pela sua elevação, a lombofaixa acaba obrigando que os motoristas reduzam a velocidade e tenham maior atenção. 
Segundo as especificações, cada uma tem seis metros de largura, com altura próxima às calçadas de passeio público, superfície de asfalto e sinalização. 

Investimento
Para a implantação estão sendo investidos cerca de R$ 193 mil, provenientes de recursos liberados pelo Detran-SP. Para conquista do recurso a Prefeitura de Penápolis contou com apoio do deputado Roque Barbieri. A liberação do dinheiro faz parte do Programa “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. 
O referido convênio com o Detran também contemplou a cidade com cerca de R$370 mil para investimentos exclusivamente em melhorias na segurança do trânsito: entre as ações previstas estão a instalação de novos conjuntos semafóricos na cidade. 
Quanto à execução das lombofaixas, a mesma está a cargo da empresa Viamari Engenharia e Construções Eireli, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura. O prazo para conclusão das obras é de 60 dias.
Segundo o secretário de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos, foram selecionados pontos de grande movimento de veículos, onde os pedestres têm mais dificuldade ao atravessar as vias. 
“Estamos incluindo locais próximos a prédios públicos, comércios, escolas, hospital, por exemplo. Muitas cidades já estão utilizando este dispositivo para facilitar a passagem dos pedestres e levar os motoristas a reduzirem a velocidade”, destacou o secretário.
Ele ainda lembrou que estão sendo seguidas todas as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 

Locais
Confira a lista dos locais a serem contemplados: Praça Dr. Carlos Sampaio Filho próximo ao nº 120; Rua Altino Vaz de Mello próximo ao Ginásio Municipal de Esportes “Antonio Castilho Braga”; Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira em frente ao Supermercado Eldorado; Avenida Mato Grosso em frente à Terceira Idade (nos dois sentidos); Avenida Bento da Cruz no cruzamento com a rua Brasil; Avenida Odoço Marques, em frente à Apae; Avenida Luís Osório, em dois pontos (em frente ao Santuário São Francisco de Assis, e no cruzamento com a rua Anchieta); Rua Amazonas no cruzamento com a avenida Goiás; Rua Giácomo Paro ao lado da Emef Marcos Trench; Avenida Santa Casa em frente à Santa Casa de Misericórdia; Rua Dr. Ramalho Franco em frente ao Supermercado Cortez ; Rua Augusto Pereira de Moraes em frente à Escola Leãozinho; Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins em frente à Macro II – Postão.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade