Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2019

Penápolis: Caso de sarampo é confirmado e 3 ainda são suspeitos

DA REPORTAGEM

A Prefeitura de Penápolis informou nesta semana que o município teve seu primeiro caso de sarampo confirmado. O caso é considerado como não autóctone, ou “importado”. Ou seja, quando a pessoa é infectada pela doença em outra localidade. Outros três casos estão sob investigação, aguardando resultados de exames.
Segundo o que foi divulgado pela Prefeitura, o caso confirmado da doença foi notificado no dia 08 julho. Apesar de se tratar de um caso confirmado, a Prefeitura não informou os dados do paciente e nem a região do município em que ele reside.
Da mesma forma, não informou os dados dos pacientes que estão sob suspeita de infecção da doença, mas apenas que são três casos que permanecem sob investigação e aguardando resultados de exames laboratoriais. A última notificação de caso suspeito ocorreu nesta sexta-feira (09).
Em nota, a Prefeitura divulgou que segue orientações do Ministério da Saúde em não realizar campanha de vacinação contra o sarampo. “A campanha de vacinação indiscriminada se concentra no município de São 
Paulo e outros três municípios paulistas”, afirmou a nota.
Ainda em nota enviada, foi informado também que nas situações de casos confirmados ou suspeitos são realizados trabalhos de bloqueios, sendo vacinadas todas as pessoas que tiveram contato com o vírus.

Região
A cidade de Araçatuba também foi outro município com caso confirmado da doença. Segundo a administração, uma mulher de 18 anos, moradora do bairro Icaraí, foi infectada.
O outro caso foi de um rapaz, de 20 anos, morador de Santos, que visitou os familiares em Araçatuba e acabou tendo o diagnóstico positivo para o sarampo. Nestes casos, a equipe da Atenção Básica esteve nos locais por onde ele passou e realizou o bloqueio.
O sarampo é uma doença viral, transmitida por via respiratória como tosse, saliva e gotículas, como espirros. É uma doença que se transmite rapidamente. Um indivíduo com sarampo pode transmitir para até 18 pessoas. “É uma doença grave, que pode levar inclusive à morte”, alertou Solange. Os principais sintomas do sarampo são tosse, espirros, conjuntivite e febre alta. E após dois dias da febre, começam a aparecer manchas vermelhas pelo corpo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade