Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/12/2013

Penápolis assina termo de adesão ao Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Secretário municipal de Esportes, Paulo Henrique (dir.), ao lado do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Nascimento Ferreira, na assinatura do termo

A Prefeitura Municipal de Penápolis assinou, em conjunto com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o termo de adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver Sem Limite). O ato ocorreu recentemente na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi representada pelo secretário Antonio José Nascimento Ferreira, ao passo que a Prefeitura Municipal de Penápolis foi representada pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, professor Paulo Henrique Sanchez.
O Plano Viver Sem Limite tem a finalidade de promover, por meio da integração e da articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, nos termos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, aprovados por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, com status de emenda constitucional e promulgado pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.
Através de ações integradas entre a União, Estados, Distrito Federal e municípios, o Plano busca o acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde.

Ações
Para o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Henrique Sanchez, Penápolis foi a única cidade da região a assinar o termo, o que demonstra a disposição do prefeito Célio de Oliveira em garantir o pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência, ao empenhar-se na equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja utilizada como impedimentos à realização de sonhos, desejos e projetos, valorizando o protagonismo e as escolhas dos brasileiros com e sem deficiência.
O Plano prevê o acesso à educação através da implantação de salas de recursos multifuncionais, promoção de acessibilidade nas escolas, formação de professores para o atendimento educacional especializado e aquisição de ônibus escolares acessíveis; inclusão social com ações de participação e de combate à desigualdades, exclusão ou restrição que impedem o exercício de direitos em igualdade de condições, através da implantação de Centros-Dia de Referência e Residências Inclusivas; acessibilidade através da construção de casas adaptáveis no Programa Minha Casa, Minha Vida, instituição do Programa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva e linha de crédito para aquisição de tecnologia; atenção à saúde com identificação precoce de deficiências e prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade