Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/08/2012

Penápolis adere ao Movimento “Gentileza gera Gentileza”

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O grande personagem do Brasil que representa esse movimento é o poeta José Datrino, mais conhecido como Poeta Gentileza

Há em diversas cidades do mundo e também nas redes sociais a campanha “Gentileza gera Gentileza”, cuja frase foi difundida no Brasil através de José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza.
O prefeito João Luís dos Santos, aproveitando a difusão da campanha nas redes sociais, aderiu ao movimento internacional que procura estabelecer nas pessoas a necessidade de realizar, no dia a dia de cada um, atitudes que valorizem as relações humanas, com finalidade de fortalecer uma cultura de paz entre as pessoas. “A partir deste sábado Penápolis adere oficialmente a essa campanha, por meio dos ônibus do transporte coletivo e alguns pontos da Prefeitura que terão afixado em locais visíveis material sobre o tema”, informou João Luís.
 
Proposta
Segundo o movimento, que tem adeptos em várias partes do globo através de Organizações Não Governamentais (ONGS), falta no mundo pessoas que façam o bem por fazer, aqueles que investem nos pequenos gestos, nos sorrisos e nas gentilezas simplesmente por querer um mundo melhor.
“Nosso dia a dia acaba ficando tão corriqueiro que muitas vezes dispersamos, ignorando os seres vivos que compartilham conosco o cotidiano. Não atentamos à paisagem, às pessoas, nossos passos tornam-se automáticos e realmente não nos damos conta. É preciso mudar esse comportamento”, refletiu o prefeito.
O movimento “Gentileza gera gentileza” demonstra que as pessoas precisam ser mais gentis e dóceis e garante que somente dessa forma o indivíduo pode aproveitar ao máximo o ambiente em que vive. Os movimentos acreditam que dessa forma a sociedade evitaria muitas tragédias e tornaria a rotina de cada um muito mais agradável, assim como a  (com) vivência em sociedade.

Comemoração
No dia 13 de novembro é comemorado e festejado o Dia Mundial da Gentileza e a ideia surgiu em 1996 quando pequenos grupos que, de alguma forma, espalhavam a gentileza em seus países foram reunidos durante uma conferência em Tóquio. A missão do movimento – que só foi criado efetivamente em dezembro de 2000 – é conectar e inspirar pessoas de todas as nações para criar um mundo mais gentil.
No Brasil existe uma grande personagem que representa esse espírito de gentileza: o poeta José Datrino – mais conhecido como Poeta Gentileza - personalidade urbana, espécie de pregador - que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro. “Gentileza gera gentileza” é a frase mais conhecida dele.
Aliás, é por causa dele, que vivia espalhando suas palavras e atitudes gentis em painéis nas pilastras dos viadutos cariocas, que o Brasil comemora em 29 de maio (dia em que ele faleceu, aos 79 anos), o Dia Nacional da Gentileza.
A ideia do Dia Mundial ou Nacional da Gentileza é dar bom-dia, é dar um abraço, é abrir a porta para alguém passar, dar passagem. É oferecer uma flor, uma carona, plantar um sorriso, respeitar os mais velhos (e os mais novos). E também agradecer, tolerar, perdoar, reconhecer um erro e pedir desculpas. Gentileza é respeito: às cores, credos, origens, diferenças, à diversidade. Gentileza é uma atitude positiva! E… se espalha, “gera gentileza”, como já dizia o profeta. Esses pensamentos também fizeram com que o prefeito João Luís dos Santos aderisse oficialmente a essa campanha.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade