Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/07/2018

Penápolis adere à campanha contra Leishmaniose

DA REDAÇÃO

Uma campanha lançada oficialmente pela ViaRondon em Lins no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, começa a ser realizada também em outros municípios. Em reuniões realizadas nos dias 26, em Guaiçara, e 28, em Penápolis, representantes da concessionária apresentaram às respectivas secretarias de saúde e aos agentes comunitários de saúde daquelas cidades a proposta da campanha e a solicitação para que os folders fossem entregues pelos agentes nas residências das cidades, como instrumento de alerta e informação à população sobre a necessidade de combate à Leishmaniose.
A ViaRondon entende que o ambiente deve ser cuidado para evitar que a doença se faça presente ou se veja aumentados os casos.
A Leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha. É uma doença infecciosa que, embora não sendo contagiosa, pode proliferar rapidamente por meio de animais domésticos, principalmente cães. 
No folheto, a concessionária informa de maneira objetiva o que é a doença, forma de transmissão, sintomas, prevenção e tratamento e que as pessoas procurem auxílio médico tão logo percebam sintomas de febre prolongada, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, entre outros.
A busca por médico é essencial, pois, segundo dados do Ministério da Saúde, a doença é letal em 90% dos casos. Entretanto, o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo SUS. 
A prevenção é simples: manter os quintais e abrigos de animais domésticos sempre limpos, utilizar telas nas janelas das casas e nos canis ou abrigos dos animais, eliminar criadouros de insetos, banhar com frequência os animais domésticos, utilizar coleiras e inseticidas. 
A presença da doença pode ser percebida também pela observação de seus animais: emagrecimento, perda de pelos, fraqueza, feridas, gânglios inchados, crescimento exagerado das unhas, anemia, podem ser sinais de que o animal está com leishmaniose. Nesse caso, leve seu animal com urgência ao médico-veterinário. 
A ViaRondon considera imprescindível o trabalho e a colaboração dos agentes municipais de saúde, que estão em contato permanente com a população de seus municípios e praticamente vivem o dia-a-dia da qualidade de vida, de saúde e de apoio à população. 
A campanha conta com o apoio da Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, que coordena do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo.

(AI/ViaRondon)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade