Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/12/2011

Penápolis é destaque nacional em Gestão Pública Sustentável

Secom-PMP
Detalhes Notícia
João Luís dos Santos discursa durante evento Melhores Gestores Públicos Municipais Brasileiros no Ano 2011

O Instituto Ambiental BIOSFERA realizou no último final de semana a solenidade anual de premiação no Rio de Janeiro, quando foram contemplados os Cinqüenta Melhores Gestores Públicos Municipais Brasileiros no Ano 2011  (TOP PREFEITOS 2011), quando os agraciados, entre eles o prefeito de Penápolis João Luís dos Santos, receberam o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Gestão Pública Municipal.
Penápolis é referência nacional em diversas áreas da gestão pública municipal, mas destaca-se na área do desenvolvimento sustentável. Esse município do interior paulista, de 60 mil habitantes, terra de Dom Mauro Morelli, da atriz Sabrina Sato e do atleta Solonei Rocha, apresenta conquistas muito relevantes na área de meio ambiente, educação, saúde, bem-estar social, turismo cultural e participação popular, resultando em especiais melhorias na qualidade de vida de sua população.
Essas conquistas foram importantes para que o Instituto Biosfera incluísse Penápolis entre os melhores gestores. “Sentimos muito honrado e muito prestigiado ao entregar o diploma e a medalha de destaque nacional ao Prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos” disse Dorival Correia Bruni, Diretor Presidente do Instituto Biosfera e Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Instituto Ambiental Biosfera é uma das mais atuantes instituições brasileiras do segmento meio ambiente, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade urbana, paisagismo e urbanismo e tornou-se referência ao organizar os debates da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, a Rio 92, entre outros  eventos e programas da área ambiental.
Para o prefeito João Luís, receber mais esse prêmio, em nome da cidade, aumenta a sua responsabilidade em ampliar e consolidar as ações e os programas de desenvolvimento sustentável em Penápolis. “Avançamos muito, mas podemos muito mais, com a conscientização e participação mais efetiva tanto do Poder Público como da sociedade penapolense”, destacou
Durante a premiação, concedida a mais de cinqüenta autoridades brasileiras, destacando-se prefeitos, deputados, conselheiros de Tribunais de Contas, diretores de empresas estatais e bancos públicos, o Prefeito João Luís apresentou as ações e programas desenvolvidos em Penápolis, bem como os resultados aferidos pela municipalidade.
“A nossa adesão aos princípios gerais do Pacto Global das Nações Unidas, em especial aos Objetivos do Milênio, que são os oito jeitos de transformar o mundo, permitiu à administração municipal estabelecer diretrizes somadas às prioridades estabelecidas pela população por meio do Orçamento Participativo. Isso foi fundamental para alcançar resultados positivos em diversas áreas” afirmou João Luís, destacando que o encontro também permitiu um momento para troca de experiências entre os municípios participantes.
O presidente do Instituto Biosfera, Dorival Bruni, destacou que uma solução encontrada em um município pode ser aplicada ou aproveitada com adaptações em outros municípios, gerando um banco de dados de experiências exitosas, citando o exemplo de Penápolis, com a ocupação dos vazios urbanos com hortas comunitárias.
O fato de Penápolis ter cem por cento em saneamento ambiental (água e esgoto) em toda área urbana, bem como processo de coleta seletiva, a exigência de certificação da origem da madeira nos processos licitatórios e a preservação das matas ciliares do Ribeirão Lajeado, chamou a atenção do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Dr. Júlio Assis Corrêa Pinheiro. Segundo ele, as experiências de Penápolis serão muito úteis para que as cidades do Estado do Amazonas possam encontrar alternativas viáveis para o saneamento ambiental. “Estaremos em Penápolis em 2012 com uma comitiva de municípios amazonenses conhecendo de perto as experiências relatadas pelo prefeito João Luís”, disse o representante do Amazonas. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade