Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/03/2013

Penápolis é contemplada com projeto de patrimônio

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Empresa apresentou o Projeto de Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural para autoridades municipais

O município de Penápolis foi escolhido juntamente com outras sete cidades para sediar uma oficina do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural “Aproveitamentos Hidrelétricos”, da empresa AES Tietê SP/MG. A oficina acontecerá no mês de maio e atenderá os alunos do município, com atividades práticas e teóricas sobre escavação arqueológica.
Porém, antes de desenvolver a oficina no município, representantes da empresa AES Tietê estiveram na cidade para apresentação do programa e a outra empresa contratada, Documento, de São Paulo, desenvolveu o trabalho de mapeamento do patrimônio histórico, cultural e arqueológico de Penápolis, obtendo materiais necessários para a realização da oficina. 
A apresentação do projeto aconteceu no último dia 21 de fevereiro, no auditório do Museu de Folclore, quando a gerente de Meio Ambiente, Projetos Corporativos e Gestão de Programas Ambientais da AES Tietê, Tatiane Rech, fez a exposição dos programas e propôs possíveis parcerias com o município de Penápolis. A equipe da empresa Documento, de São Paulo, também se apresentou, como responsável pela execução dos projetos.
Participaram do encontro diversas autoridades municipais, dentre elas o vice-prefeito Ricardo Castilho, representando o prefeito Célio de Oliveira que estava em viagem, os vereadores Ricardinho Castilho, Fabio Pereira da Silva, José Santino e Lucas Casella; o Secretário de Cultura Maurílio Galoppi; o professor Newman, como representante da Diretoria de Ensino e as equipes dos Museus Histórico e de Folclore.
Também foram contempladas com o programa as cidades de Barra Bonita, Promissão, Ibitinga, São José do Rio Pardo, Caconde, São João da Boa Vista e Iturama (MG).

Levantamento
O Projeto é desenvolvido através de levantamentos com a comunidade sobre eventos culturais, gravação de depoimentos, coleta de imagens do patrimônio edificado para posterior disponibilização dos dados. Essa parte foi realizada em Penápolis nos dias 19 e 20 de fevereiro, através de contato com o Museu Histórico e Museu de Folclore, na busca de dados do patrimônio material e imaterial da cidade.
Com relação aos depoimentos, o vice-prefeito Ricardo Castilho foi entrevistado enquanto figura de grande importância no cenário político da cidade e também histórico, pois sua família é pioneira no município. Ele contou a história da família Castilho na fundação da cidade, sua trajetória política, sua participação no processo de inundação do Salto do Avanhandava (na época era o prefeito), pois lutou para que a cidade não perdesse essa beleza natural, e até hoje sua luta pela preservação do meio ambiente.
Também foram entrevistados o ceramista e artesão folclórico, Célio Ribeiro, a benzedeira,  Lourdes Moreno Colevatti e o vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro, que é membro de companhia da Folia de Reis.

Oficina
A oficina que acontecerá no mês de maio para os alunos do município terá como parte prática, a simulação de escavação arqueológica. A parte teórica será sobre a arqueologia da paisagem que visa compreender os processos de formação e transformação histórica das áreas dos Empreendimentos enquanto Paisagens Culturais, lugar onde diferentes sociedades humanas interagiram através de seu conhecimento, ou ainda, de sua “sabedoria ambiental”.
O contato com o município para a realização desse projeto foi feito através do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. De acordo com a diretora do Museu, Alessandra Nadai, o contato foi importante para o conhecimento dos programas desenvolvidos e oferecidos pela AES Tietê e ainda de fortalecimento dos projetos de educação patrimonial desenvolvidos pelo Museu Histórico.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade