Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/06/2018

Penápolis é a 82ª melhor cidade do Brasil, diz Firjan

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
O levantamento apontou ainda que Penápolis ficou na 51ª colocação entre os municípios paulistas

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis ficou na 82ª posição no ranking das cidades mais desenvolvidas do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado no fim da tarde de quinta-feira (28) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que publicou em 2018, porém o levantamento foi realizado com o ano base de 2016. Esta foi a melhor classificação de Penápolis desde quando o levantamento passou a ser feito, em 2005, e além deste ano base, somente em 2012 Penápolis havia conseguido ficar entre as 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil. Para o levantamento, a Firjan leva em consideração as informações de Emprego e Renda, Saúde e Educação de 5.471 municípios brasileiros, onde vivem 99,5% da população brasileira.
O levantamento apontou ainda que Penápolis ficou na 51ª colocação entre os municípios paulistas. 
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. A nota é calculada segundo a análise de três conjuntos de indicadores e tem por base indicadores oficiais do Governo Federal.
De acordo com o índice de ano base 2016, Penápolis alcançou um IFDM de 0.8497 ponto, o que foi considerado como um alto desenvolvimento. A maior pontuação ficou por conta da educação, que somou 0.9752 ponto, de acordo com a Firjan.
A saúde também teve bom resultado, alcançando pontuação de 0.9005. Nestas duas pontuações, a Firjan também as considerou como de alto desenvolvimento. 
Somente quando o assunto foi emprego e renda é que a cidade não conseguiu boa desenvoltura. O índice apontou que Penápolis somou 0.6735 ponto, sendo que neste quesito a pontuação foi classificada como de desenvolvimento moderado.
Com este índice, Penápolis ficou à frente de grandes cidades como Ribeirão Preto (115ª) e Birigui (122ª).
Outro destaque foi a cidade de Clementina, que neste mesmo IFDM ficou com a 21ª colocação entre todos os municípios brasileiros no ranking de desenvolvimento e a 14ª do estado de São Paulo.
As cidades de Louveira e Olímpia ficaram com a 1ª e 2ª colocação nacional respectivamente. 

Metodologia
Em Emprego e Renda, o índice leva em conta a geração de empregos formais da cidade, sua capacidade de absorver a mão de obra local, índice de renda formal gerado, os salários médios e a desigualdade social.
Já em Educação, a Firjan analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb no ensino fundamental.
O índice Saúde é calculado, por sua vez, com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB).

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade