Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/02/2010

PEC muda o nome de Polícia Militar para Força Pública

O Diário Oficial publicou a Proposta de Emenda Constitucional 1/2010, do Executivo, propondo a alteração da denominação "Polícia Militar do Estado de São Paulo" para "Força Pública do Estado de São Paulo". Para tanto, é preciso modificar a redação do artigo 139 da Constituição estadual e os demais dispositivos do texto constitucional que devem se moldar à nova denominação da corporação militar paulista. Desde a sua criação, em 15/12/1831, a Polícia Militar do Estado recebeu diversas denominações: Guarda Municipal Permanente, Corpo Policial Permanente, Corpo Policial Provisório e Polícia Militar. A designação Força Pública, adotada em 1891 sob a influência da Revolução Francesa, foi adotada por 80 anos em períodos intercalados. De acordo com a PEC, a mudança de denominação não altera a organização, o funcionamento, os direitos, os deveres, as vantagens e o regime de trabalho da Polícia Militar e seus integrantes. O documento diz ainda que são aplicáveis à Força Pública e seus integrantes as normas que contenham as expressões "Polícia Militar" e "policiais militares". Depois de publicada no Diário Oficial, a proposta será incluída em pauta por três sessões ordinárias. Expirado esse prazo, em dois dias a Mesa Diretora encaminha a matéria à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem 10 dias para emitir parecer. Caso a CCJ não emita parecer nesse prazo, o presidente da Assembleia nomeará relatoria especial para fazê-lo em cinco dias. A proposta será discutida e votada em dois turnos e será considerada aprovada quando obtiver, em ambas votações, voto favorável de três quintos dos membros da Assembleia. Se houver alguma alteração em seu texto, a matéria voltará à CCJ. Na Ordem do Dia em que figurar a PEC não poderá constar outra matéria em pauta.
A íntegra da PEC está disponível no portal da Assembleia Legislativa, link Processo Legislativo e tópico Proposta de Emenda Constitucional. (A/L)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade