
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
04/11/2006
Peça “As mãos de Eurídice” será apresentada em Penápolis
Na próxima semana chega a Penápolis o espetáculo teatral “As mãos de Eurídice”, apresentada em todo o mundo por diversos atores. O monólogo, a ser apresentado no Teatro Municipal de Penápolis quarta e quinta-feira, sempre às 20h30, tem como ator o paulista Jackson Paris, que, com estas duas sessões, completará 1.600 apresentações.
Jackson iniciou a carreira há 43 anos, quando se interessou pela peça. “Devido ao sucesso da peça, comprei o livro, decorei e comecei a ensaiar. Fiz minha primeira apresentação no dia 06 de março de 1963 em Campinas”, lembrou o ator, que já percorreu todo o Brasil com seu trabalho.
Tradição
“As Mãos de Eurídice” é considerado o primeiro monólogo interpretado no Brasil. Sua estréia aconteceu em 13 de maio de 1950 em um pequeno auditório do Rio de Janeiro, interpretado pelo ator Rodolfo Mayer (1910-1985). O sucesso foi imediato e tão logo partiu para os palcos dos teatros mais famosos do país. Com texto escrito por Pedro Bloch em 1948 e em cartaz há 56 anos, a peça já foi encenada mais de 200 mil vezes em todo o mundo, totalizando as diversas montagens de vários artistas. Na década de 1950, foi apresentada na Broadway, onde permaneceu por 11 anos. No Japão, foi levada por 8 anos seguidos num único teatro.
Trama
O monólogo trata-se de um drama existencial que narra as desventuras do escritor Gumercindo Tavares que, por não encontrar reconhecimento do seu trabalho junto à família, abandona o lar em troca da companhia da jovem Eurídice, uma mulher ambiciosa com quem foge para Mar Del Plata, na Argentina. Gumercindo a cobre de caros presentes e jóias enquanto a moça se torna assídua freqüentadora dos cassinos argentinos, levando o amante à falência. Para tentar solucionar os problemas financeiros, ele pede que Eurídice venda as jóias, mas a moça não aceita o pedido. Gumercindo então volta para a família, sete anos após tê-la abandonado, e encontra sua mulher traçando novos planos para recomeçar a viver, após o grande sofrimento com a morte de um dos filhos do casal.
Para surpresa de Gumercindo, Eurídice reaparece e ele tenta novamente recuperar as jóias. Diante da resposta negativa, ele resolve matar a ex-amante, desencadeando inesperados rumos para sua vida.
Serviços
Os convites para o espetáculo estão sendo vendidos a R$ 10,00 para quem comprar antecipadamente e podem ser encontrados no próprio teatro a partir de segunda-feira. Na hora do evento, o preço será de R$ 15,00. O Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana fica na rua Manuel Foz, nº 235, na Vila Aparecida e tem capacidade de público de 150 lugares. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Telefone: 3652-5570. (AR)
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.