Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2014

Paulistão: Policiais recebem orientações para dias de jogos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Policiais militares de Penápolis receberam as orientações sobre o trabalho durante os jogos do Penapolense no Campeonato Paulista

DA REPORTAGEM

 

Uma reunião entre policiais militares foi realizada na tarde de terça-feira (14) na sede da Companhia da Polícia Militar de Penápolis para discutir o esquema de segurança adotado pela PM neste ano durante a realização dos jogos do Campeonato Paulista 2014. No encontro um dos principais focos foi a segurança preparada para receber os times do Santos (16 de fevereiro) e Corinthians (16 de março).

De acordo com o 1º Tenente PM Comandante do Pelotão de Penápolis, Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, o objetivo da reunião foi orientar os policiais sobre as normas de trabalho ao redor e dentro do estádio e também como orientar o grande número de torcedores que o estádio Tenente Carriço deve receber durante o campeonato. "Principalmente em relação aos jogos com times grandes, onde a expectativa é de que o estádio fique lotado de torcedores, podendo chegar a 15 mil pessoas, nosso objetivo é o de trazer para nossos policiais, informações técnicas e operacionais, garantindo ordem no estádio e também à segurança do torcedor", explicou. Zambrosi garantiu que em todos os jogos realizados no Tenentão a segurança será reforçada, havendo a presença de policiais de Penápolis e de outras cidades abrangidas pelo 2º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), de Araçatuba. "Além disso, temos a nosso dispor os serviços oferecidos pelo Canil da PM e até mesmo do helicóptero Águia, que estão sempre presentes em eventos de grandes proporções", ressaltou. Para ele, quanto mais preparado estiver o policial melhor será o desempenho de sua função.

"O que queremos é evitar ao máximo o número de tumultos entre torcidas ocorridos dentro e fora do estádio, até mesmo entre torcidas e PM, invasão de campo, escolta de jogadores e arbitragem e para qualquer outro problema que venha a ocorrer no período de jogos teremos policiais capacitados para desempenharem seus papeis dentro do estatuto", explicou.

 

Torcida

O tenente lembrou que a resolução número 175/2013, datada de 2 de agosto de 2013 e emitida pela Federação Paulista de Futebol, proíbe a presença de torcedores da Torcida Jovem do Penapolense no estádio, além de indumentárias, como faixas e bandeiras que identifiquem os associados. A proibição ocorreu depois do registro de documentação encaminhada pelo comando do Segundo Batalhão da Polícia Militar do Interior à Federação sobre a partida entre Penapolense e Santo André, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Este documento relata ocorrência de agressão (arremesso de objetos e lançamento de explosivos através de rojões por parte de integrantes da citada torcida antes da partida ocorrida no dia 27 de julho de 2013). "Estamos cientes dos torcedores que estão proibidos de entrarem o estádio, intensificaremos a fiscalização neste sentido, e também a entrada de objetos que possam remeter à ideia de Torcida Jovem, como camisetas e faixas", lembrou o tenente.

 

Recomendações

Assim como já vinha ocorrendo em jogos do Paulistão 2013 em Penápolis, a Polícia Militar está alertando para uma série de normas que devem ser adotadas por torcedores ao entrarem no estádio. A medida visa segurança das pessoas. A recomendação é que os torcedores sempre cheguem com certa antecedência aos jogos, evitando tumultos e filas para entrar. Será permitida a entrada de torcedores com camisetas de outros times, além do Penapolense, mas a PM recomenda que o torcedor vá ao estádio somente com a camiseta do time que vai torcer, evitando possíveis problemas. "Não será permitida a circulação de torcedores com a camisa do CAP junto aos das outras torcidas, e vice-versa", ressaltou o tenente. A Polícia Militar fará a interdição de ruas ao redor do estádio, assim como já vinha sendo feito. Nos trechos fechados não será permitido o estacionamento de veículos. "Isso visa garantir a segurança das pessoas que estarão chegando aos portões do estádio e a própria preservação do veículo, que pode estar sujeito a danos em caso de tumultos com torcedores", explicou. Da mesma forma como em outras partidas não será permitida a entrada ao estádio de garrafas d’água, mastros de bandeiras, capacetes e rádios de grande porte. "No caso dos rádios, serão permitidos apenas aqueles ‘de bolso’, e que não haja pilhas avulsas com o proprietário. Água, será permitida a entrada apenas de copos plásticos com até 500 mililitros", esclareceu. Ele ressaltou que a venda de bebidas alcoólicas será proibida nos arredores do estádio e que dentro do Tenentão não será permitida a consumação. "Quanto à invasão de campo, qualquer pessoa que cometer este ato responderá por crime previsto em lei", lembrou.

"Estamos tomando todas estas medidas para garantir a segurança dos torcedores, por isso pedimos que as pessoas que vão ao estádio com o objetivo de se divertir e torcer pelo time acate as recomendações. Qualquer problema que ocorrer, os policiais estarão de prontidão para agir da forma que for necessária", finalizou Zambrosi. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade