Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2016

Pastoreio: Penapolense ainda depende de recursos para torneio

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Foguinho (dir.) passou por clínica de treinamento com o inglês especialista em pastoreio Tom Huddleston

DA REPORTAGEM

O penapolense Carlos Eduardo Fávaro Valêncio, também conhecido como Foguinho, continua em busca de recursos financeiros para ser o representante da cidade no 1º Torneio Sul-Americano de Cães de Pastoreio, que acontece em abril na cidade de Flórida, no Uruguai.
Ele, juntamente com seu cão, Black, da raça Border Collie, participarão do torneio após boa pontuação alcançada pela dupla no ano de 2015, quando foram destaque em diversos campeonatos realizados no Brasil. Suas conquistas já haviam sido divulgadas pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS no início deste ano, quando foguinho decidiu participar da competição representando Penápolis e o Brasil. A competição internacional que o penapolense participará será realizada nos dias 8,9 e 10 de abril na Estância Las Rosas, na cidade de Flórida – distante cerca de 150 quilômetros da capital uruguaia, Montevidéu.
Participarão representantes de quatro países, sendo Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Ele será o 21º a se apresentar em um total de 30 cães inscritos. Entretanto, participar de uma competição importante como esta requer um investimento. Apesar do destaque nas competições, Foguinho não tem condições financeiras para participar da competição. Segundo ele, seriam necessários, pelo menos R$ 3 mil para poder ir ao Uruguai com seu cão e permanecer na cidade durante os dias de prova. Segundo ele, a inscrição na competição já foi realizada e paga, mas é necessário uma estrutura para que ele realize a viagem com o cão de modo a oferecer o conforto necessário para que não haja o estresse do animal para a competição, além de gastos com alimentação, combustível e hospedagem.

Preparação
Foguinho revelou que a competição requer bastante preparo por conta de sua dificuldade, mas que sua preparação tem sido intensa, já que sabe das dificuldades que enfrentará em relação aos demais competidores. “Todos que estão participando do campeonato são bons treinadores e possuem cães muito competentes. Entretanto, tenho me preparado muito para isso, e levo a experiência que já possuo de outras competições, onde o treinamento é fundamental para os bons resultados”, comentou. Pensando neste treinamento, Foguinho passou recentemente por uma clínica com o juiz e especialista em pastoreio, o inglês Tom Huddleston. “Ele, por ser inglês, possui uma tradição muito grande no pastoreio com cães, o que lhe possibilitou uma vasta experiência na área. Passei por uma preparação com ele recentemente buscando aprimorar meu conhecimento, já que estar atualizado e renovar as técnicas junto ao cão são muito importantes”, ressaltou.  O talento de Foguinho no preparo destes animais para competições foi notado logo cedo, quando ele se destacou no Campeonato Paulista, na categoria ovelhas; Campeonato Brasileiro na categoria bois e sobre a categoria “Cães Novatos”. Hoje, Foguinho possui um grande número de troféus, conquistados ao longo do tempo. “Na verdade devo muito disso ao cão também. Digo que somos uma equipe e que os méritos devem ser divididos, já que, apesar do bom treinamento que o cão recebe, é necessário que ele seja hábil nas competições e trabalhe com o mínimo de erros possível”, disse.

Pastoreio
A técnica do pastoreio com cães surgiu na Europa há cerca de 350 anos e há pouco mais de 20 começou a ser praticada no Brasil. Ela consiste em fazer com que o cão seja o responsável por guiar os animais do campo quando estão em local aberto, evitando que se dispersem. A modalidade se tornou um esporte, ainda pouco conhecido no Brasil, mas que aos poucos ganha destaque por conta de destreza de cães que domam grandes quantidades de gado ou ovelhas, também podendo ser aplicada a técnica com outros animais.
Quem tiver interesse em ajudar o penapolense nesta competição internacional pode entrar em contato com ele através do telefone (18) 99737-3053.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade