Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2022

Parlamento Jovem: Professora Jandinéia defende aplicação de sugestões apresentadas

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Professora Jandinéia elogiou as propostas apresentadas pelo “vereadores” integrantes do Parlamento Jovem

DA REDAÇÃO

Ao acompanhar na última sexta-feira (02) a participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio de sete escolas estaduais do município durante a décima edição do Parlamento Jovem de Penápolis, a vereadora professora Jandinéia (PT) elogiou as propostas apresentadas.
Conforme explicou após o evento, trata-se de uma proposta de incentivo para que os alunos participem mais ativamente das questões que envolvem a sua cidade, seus bairros, suas escolas e suas comunidades, em todos os aspectos. Lembrou que desde os tempos em que atuava na rede estadual de ensino, como professora e diretora de escola, sempre incentivou a formação e o fortalecimento dos grêmios estudantis. “Via naquelas crianças, naqueles jovens, uma vontade enorme em fazer coisas, ajudar ao próximo, a escola. Enfim, havia um envolvimento muito grande em se sentirem úteis na promoção de algo que resultasse em boas ações, não só para a escola, mas também para todos os envolvidos”, lembrou Jandinéia.
Sobre a proposta do Legislativo penapolense e Diretoria Regional de Ensino na realização do parlamento, a vereadora entende que, ao envolver as escolas nesse processo, o resultado será um fortalecimento maior do caráter dos seus alunos e o desabrochar do que ele serão, e farão no futuro. “Vimos propostas interessantes, inclusive algumas reforçando o que foi pedido por vereadores da Casa, nessa legislatura e em anteriores. Mostra o quanto eles estão em sintonia com os problemas da comunidade”, evidenciou Jandinéia.

Propostas
Entre as propostas apresentadas durante a sessão do Parlamento Jovem, estão a instalação de parques para as comunidades do residencial Pereirinha e Vicente Berbel e melhorias no Parque Aquático, com transporte, informações nas escolas sobre as atividades e seus respectivos horários
Também foram pedidos, entre requerimentos e indicações, sinalização das estradas municipais, com placas indicando os bairros e suas direções, bem como melhorias de tráfego. Lombadas elevadas e faixas pedestres, além da ampliação de trechos de ciclovias, para melhorar a segurança dos próprios ciclistas e pedestres, e a garantia de acessibilidade em vias públicas também foram evidenciadas nas indicações.
A professora Jandinéia elogiou todos os pedidos, considerados importantes para a comunidade. Entre eles estão, a inclusão de cuidadores, para ajudar alunos com deficiências, além da inserção de conteúdo educacional financeiro e de empreendedorismo nas escolas. “São propostas que nós, como vereadores, podemos incorporar aos nossos requerimentos e indicações, no sentido de fortalecer o Parlamento Jovem. Vimos, como exemplo, a implantação de programa de saúde mental para crianças e jovens nas escolas, hidroginástica para deficientes e idosos, entre tantas outros que dão a dimensão do que esses jovens poderão construir com suas ideias e ideais”, observou.

Outras propostas
Pinturas dos nomes das ruas em postes, separados por cor; implantação de espaço público para troca de livros; pontos para descarte e recolhimento de lixo eletrônico; pontos permanentes para recolher roupas, agasalhos e brinquedos para atender projetos permanentes de entidades e Fundo Social.
Construção de quadras cobertas com academias nos bairros; construção de biblioteca pública no bairro Paraiso, proposta que poderia ser ampliada em outras regiões; criação de secretaria especial de apoio às mulheres sofrem violência doméstica e implantação de centro psicossocial para crianças e adolescentes de 11 a 18 anos.
Na pauta, estão a realização de pesquisas permanentes de avaliação da saúde da cidade, confecção de mapas urbanos locais e a efetivação de um Centro público municipal ´para acolher e tratar animais em situação de rua.

Moções
Foram apresentadas três moções, sendo uma delas pelo trabalho voluntário desenvolvido em jardins e áreas verdes pela família do senhor José Luís Rampazzo Souza, pedido de alunos da Escola Joana Helena.
Outra, direcionada para a Diretoria de Ensino da região de Penápolis, que promoveu entre os dias 16 e 17 de novembro a primeira Expô Movimento Inova Penápolis, que reuniu centenas de alunos das escolas estaduais de oito cidades da região pertencentes à Diretoria. Uma terceira foi para o Garden Shopping, por ceder espaço para a apresentação desses trabalhos. 

(Com A/I - Carlos Netto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade