Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/02/2019

Parkinson: Voluntário auxilia grupo de apoio a pacientes com doença

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O projeto oferece apoio e informações sobre o Parkinson; na foto, o vice Feltrin e o voluntário André

Nesta semana, o prefeito Célio de Oliveira e vice Carlos Alberto Feltrin receberam o voluntário André Luis Ferreira Gubolin que atua no Projeto “Vibrar com Parkinson”. Durante o encontro, André expôs os objetivos do projeto que busca auxiliar pacientes com o diagnóstico de Parkinson. 
Diagnosticado com Parkinson aos 36 anos, o voluntário contou um pouco de sua história ao prefeito e vice. “Em 2017, sofri um acidente e após o tratamento comecei a sentir dores nas costas e braços e perda de força muscular. Tive diagnóstico de hérnia de disco e mesmo com fortes medicamentos, as dores não passavam”, contou.
“Após cinco meses convivendo com a dor, percebi um tremor na mão direita. Ao procurar um médico neurologista, recebi o diagnóstico da doença”, relembrou. André Luis procurou informações na internet e encontrou o Projeto “Vibrar com Parkinson” que oferece uma rede de apoio aos pacientes sem fins lucrativos.
Após participar ativamente dos grupos de apoio, mesmo com a progressão da doença, André foi convidado a representar o grupo regionalmente de forma totalmente voluntária. “O nosso objetivo é conscientizar a população regional e auxiliar outros pacientes a lidar com diagnóstico, principalmente nos casos de Parkinson precoce”, destacou.
O vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin enfatizou a disponibilidade do voluntário em auxiliar outras pessoas. “Mesmo diante do diagnóstico de uma doença grave e sem cura, André procurou transformar a dificuldade em ajuda a outros pacientes. Oferecemos todo o nosso apoio a esta causa”, afirmou Feltrin.

Sintomas
Parkinson não é uma doença exclusiva da terceira idade e pode acometer jovens e adultos com idade inferior a 40 anos. Entre os sintomas motores estão os tremores (de repouso e de movimento), rigidez, lentidão dos movimentos, instabilidade postural (desequilíbrio e/ou queda). Caso a pessoa apresente dois ou mais desses sintomas deve procurar um médico neurologista. 
Ainda como sintomas motores, estão a alteração da postura, congelamento (paralisia dos movimentos), movimentos involuntários, alteração da marcha (dificuldade para andar).
Entre os sintomas não motores estão constipação intestinal (prisão de ventre). Depressão ou ansiedade, distúrbios do sono (insônia e pesadelos), oleosidade excessiva da pele, alteração do olfato (dificuldade ou perda), entre outros. 

Projeto
O projeto “Vibrar com Parkinson” foi idealizado em 2013 para a cientista Dra. Danielle Lanzer. Diagnosticada com a doença aos 36 anos, a médica percebeu a carência de informações entre as pessoas com Parkinson, familiares e cuidadores e a falta de conhecimento da população sobre a doença. 
Cadastrado como projeto de extensão na Universidade Federal de Goiás, o “Vibrar com Parkinson” busca auxiliar o bem estar e melhoria da qualidade de vida de pessoas com a doença e conscientizar a sociedade em geral. 
Entre as ações do projeto, estão campanhas e divulgação sobre o tema, difusão e capacitação de profissionais, criação de banco de dados de pacientes e pesquisas e oferecer apoio a estudos e pesquisas sobre a doença.
Os interessados em obter mais informações sobre o projeto e participar da rede de apoio mútuo entre os pacientes podem acessar o site www.vibrarcomparkinson. com.br ou a página no projeto no Facebook. Mais informações, pelo telefone ou whatsapp (18)98804-8238, com o voluntário André.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade