Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/04/2009

Parceria: Decoração natalina começa a ser preparada em maio

Detalhes Notícia

A comissão organizadora do Natal 2009 “Natal de Luzes – Natal Participativo” aprovou nesta semana o projeto que prevê a decoração natalina com garrafas PET e o regulamento da premiação para as pessoas que colaborarem arrecadando grande quantidade dessas garrafas e latinhas de alumínio.
A partir do próximo mês, já haverá postos de arrecadação das garrafas e latinhas em várias escolas públicas e privadas da cidade, faculdades e demais pontos comerciais que aderirem ao projeto. Sendo que a cada 10 garrafas de PET e a cada cinco latinhas de alumínio depositadas nos postos ou bolsões de arrecadação, dará direito a um cupom para concorrer ao sorteio mensal de uma bicicleta.
De acordo com o coordenador da comissão organizadora, o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Durval Correia Leite Neto, o Tuca, o objetivo do projeto é arrecadar 1 milhão de garrafas PET que serão utilizadas na decoração natalina deste ano. “Já as latinhas de alumínio serão arrecadadas para compensar financeiramente a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) que neste período não terá a renda oriunda das referidas garrafas plásticas”, explicou Tuca. O recolhimento das garrafas de PET e das latinhas de alumínio nos postos de arrecadação ficará a cargo da Corpe e do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). A decoração será feita nas principais ruas e avenidas do comércio penapolense, que compreende o quadrado formado entre as ruas Dr. Ramalho Franco e Irmãos Chrisóstomo de Oliveira e as avenidas Rui Barbosa e Eduardo de Castilho, além de alguns pontos estratégicos como as principais entradas da cidade e outros pontos históricos.

Oficinas
Os enfeites natalinos serão feitos pela própria comunidade que terá a oportunidade de participar da oficina gratuita de decoração natalina com garrafas PET que será ministrada pelo arte educador Marco Antônio Filippim. Essas oficinas acontecerão ao mesmo tempo em diversos locais da cidade e em diferentes horários para que um maior número de pessoas possam participar e contribuir com a decoração de natal da cidade. As oficinas estão previstas para iniciarem em maio e vão até novembro, quando os enfeites já devem estar prontos. Após esse trabalho, os participantes poderão usar seus conhecimentos para aumentar a renda da família com a produção e venda de diversos adornos com material reciclado.

Sorteios e prêmios
No período de arrecadação das garrafas e latinhas, de maio a novembro, haverá um sorteio mensal de bicicletas. A ACE (Associação Comercial e Empresaria) de Penápolis já conseguiu junto ao comércio da cidade a doação de sete bicicletas para os sorteios e está em busca de mais prêmios a serem sorteados para os participantes. O sorteio acontecerá sempre no último dia útil de cada mês na Praça Nove de Julho, aberto a comunidade. Os cupons não serão cumulativos, sendo que após cada sorteio mensal os cupons remanescentes serão reciclados. Além disso, a escola que tiver a maior arrecadação durante esses sete meses, ganhará um kit leitura com diversos títulos para empréstimo aos alunos. Para a realização desse projeto, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo conta o apoio da Corpe, Daep, ACE, Diretoria Regional de Ensino de Penápolis e as secretarias municipais de Educação, Planejamento, Cultura, Obras e Serviços e Comunicação. Secom – PMP

Saiba mais sobre o projeto

A idéia de decoração natalina com materiais recicláveis está cada vez mais difundida. É uma alternativa que une criatividade, baixo custo e, principalmente, consciência ecológica. Com a realização do “Natal de Luzes – Natal Participativo” as pessoas sentem-se valorizadas e capazes de construir algo útil e belo.  Reaproveitar materiais como a garrafa PET é respeito pela vida humana e pelo meio ambiente. Este é o verdadeiro espírito de transformação do Natal. A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5Kg. Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Somando-se toda a produção mundial, os números são assustadores. Uma garrafa plástica pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e  reintegrar-se ao meio ambiente e uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos . Porém, todo esse material pode ser reaproveitado e transformados em novos produtos e matéria prima para a decoração de Natal de nossa cidade. Com esse projeto pode-se promover a educação ambiental; minimizar os impactos ambientais pela disposição final dos resíduos sólidos (garrafas de PET e latinas de alumínio); levar a comunidade, e principalmente os alunos, a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente e colaborar para a construção de uma sociedade sustentável.  Secom – PMP

Foto: Comissão organizadora aprovou nesta semana o projeto e regulamento para a decoração natalina com garrafas PET

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade