Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/06/2012

Paralisia Infantil: Menores de cinco anos devem ser vacinados sábado

Seguindo calendário do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis realiza no próximo sábado, dia 16, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a Poliomielite. Portanto os postos de saúde do município ficarão abertos neste dia, das 08h às 17h. Todas as crianças menores de 5 anos, indiscriminadamente, devem ser imunizadas. Em Penápolis, a Secretaria de Saúde tem como meta imunizar aproximadamente 3mil crianças nesta faixa etária.

Durante a campanha, será aplicada, além da vacina Sabin (contra a paralisia infantil), as demais vacinas do calendário infantil para quem estiver em atraso. Por esta razão é muito importante que os responsáveis apresentem a carteira de vacinação das crianças.

A vacina da poliomielite é aplicada, em gotinhas na boca,  mesmo que a criança já tenha sido vacinada nos anos anteriores.

Os postos fixos na cidade funcionarão nos seguintes locais: Macros de Saúde I, II e III, situadas no Jardim Eldorado, Centro e Vila Santa Terezinha; nos PAS (Posto de Atendimento a Saúde) do Jardim Pevi, Jardim Tropical, Jardim Del Rey, da Vila Tóquio, da Cidade Jardim, do Jardim Planalto e no Residencial Silvia Covas.

Na zona rural três equipes volantes vão percorrer os bairros visitando chácaras, sítios e fazendas durante todo o dia. O itinerário a ser seguido pelas equipes é o mesmo de todos os anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países.

De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nas pernas. A doença é causada e transmitida por um vírus e a sua transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa ao falar, tossir ou espirrar. 

Todas as pessoas não imunizadas são suscetíveis de contrair a doença. A infecção natural ou a vacinação conferem imunidade duradoura ao tipo específico de vírus.

 

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade