Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/06/2019

Paralisação na Santa Casa: Médicos aguardarão fim de intervenção e OS no hospital

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Atendimento na Santa Casa será mantido pelos médicos até OS assumir a gestão do hospital

DA REPORTAGEM

Os médicos da Santa Casa que estavam pleiteando paralisação no hospital nos últimos dias decidiram que irão aguardar a transição de gestão do hospital para a Organização Social (OS) que irá gerir a unidade para que possam continuar a negociação sobre o pagamento de salários atrasados. A transição, segundo o corpo clínico, deve ocorrer ainda nesta semana para que a partir da próxima semana, as negociações sejam retomadas e em contra partida dos médicos, o atendimento será mantido normalmente neste período. Entretanto, segundo a Prefeitura de Penápolis a transição deve ocorrer até o final do mês de junho.
Os médicos da Santa Casa de Penápolis vinham reivindicando pagamentos de salários e produções médicas, além de melhores condições de trabalho com medicamentos e insumos. A paralisação chegou a ocorrer por algumas horas na última terça-feira (11), mas houve adiamento do movimento depois que o corpo clínico aceitou parte das propostas feitas inicialmente pela Administração do hospital e também por aguardarem a reunião realizada na manhã de ontem.
De acordo com o que foi apurado, os representantes da categoria médica se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Irmandade, Administração da Santa Casa e a Organização Social que passará a gerir o hospital.
Como parte do acordo, a Prefeitura decidiu que deixará a intervenção do hospital que vinha ocorrendo desde 2015, entregando à administração para a Irmandade. Segundo informações da reportagem do Diário, a Irmandade por sua vez repassará a gestão do hospital para a OS, que já estaria em negociação para assumir o trabalho. Nesta semana, a Prefeitura de Penápolis divulgou que já pretendia devolver a gestão à Irmandade da Santa Casa, entretanto, este processo era previsto para o fim do mês, informação reiterada pela prefeitura nesta quarta-feira através de nota que contradiz a informação repassada por médicos de que a intervenção seria encerrada ainda esta semana. Somente quando a OS assumir a gestão do hospital, os médicos voltarão a se reunir com o responsável pela Administração para que sejam realizadas as novas tratativas.

Propostas
Após o fim da primeira reunião promovida na última terça-feira, os médicos aceitaram a proposta de pagamento do trimestre julho-agosto-setembro de 2018, e este pagamento será concretizado até o final desta semana. Também faz parte do acordo o pagamento da produção dos meses de outubro, novembro, dezembro de 2018, além de janeiro e fevereiro de 2019, devendo ser efetuado até o final do mês de junho. Os médicos estavam sem receber esta produção desde julho do ano passado.
Em relação aos pagamentos de plantões prestados, os médicos haviam recebido a proposta do pagamento de 50% do salário de fevereiro. Também nesta quarta-feira, a Prefeitura informou que realizou o pagamento dos 50% restantes de fevereiro. Mesmo assim, os médicos ainda reivindicam os devidos pagamentos de março e abril, sendo estes os valores que deverão ser discutidos com a OS que assumirá os trabalhos em breve. 
De acordo com a nota enviada nesta semana pela Prefeitura, independente de haver ou não intervenção municipal no comando da Santa Casa, serão mantidos os repasses mensais de recursos financeiros de cerca de R$ 400 por mês e “havendo ou não paralisação dos profissionais, o atendimento à população acontecerá normalmente”.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade